Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 11 de junho de 2012

10 dicas para transformar o seu quarto


Algumas dicas para você transformar seu quarto em um lugar mais tranquilo para descansar.

1. Tire a TV

Muita gente está acostumada a ter uma TV no quarto para assistir um filme antes de dormir, ou mesmo deixá-la ligada com o timer, para que ela desligue sozinha depois que já pegou no sono. Eu mesma fazia isso, antes de ter um filho. Quando ele nasceu, uma das primeiras providências foi tirar a TV de lá, pois eu percebi que estava perturbando muito meu sono. Acho que, quanto mais aparelhos eletrônicos, mais “elétricos” ficamos. Sendo assim, tirei não só a TV como tudo o que poderia atrapalhar (som, carregadores de celular etc). Meu sono não ficou melhor apenas por isso, mas fez uma diferença enorme. Agora, meu quarto é o lugar onde vou relaxar para dormir, e não um lugar agitado por causa da TV.

2. Facilite a roupa de cama

É muito mais difícil manter arrumada uma cama que tem edredom, capa de edredom, saia, mil almofadas, manta… Facilite! Diminua ao mínimo possível e priorize qualidade. Se você tem um lençol de elástico que “arranha” a pele, troque por um de malha de algodão, por exemplo. Eu sei, às vezes pensamos mais na decoração e queremos deixar o quarto lindo, mas ele também pode ser bonito de forma mais simples, além de descomplicar a sua vida.

3. Pegue leve nos aromas

Uma coisa é ter velas aromáticas ou borrifar essência de lavanda de vez em quando. Outra completamente diferente é ter frascos de diversos perfumes, cremes, incensos e outras fragrâncias se misturando no mesmo ambiente. Você pode não perceber, mas seu olfato percebe.

4. Tenha sempre água ao lado da cama

Pode ser um copo, uma moringa ou mesmo uma garrafinha de água mineral – o importante é você ter sempre esse segredinho ao seu lado na hora de dormir e de acordar. Se você acordar com sede, não precisa levantar e ir até a cozinha beber água. Além do que, você mantém seu corpo hidratado ao beber água pela manhã.

5. Use barulho estático

Essa técnica eu aprendi quando meu bebê nasceu: utilizar um barulho estático para quebrar os ruídos que vêm de fora, como carros buzinando ou pessoas gritando na rua. Você pode utilizar um daqueles CDs de sons de chuva (eu não gosto) ou deixar o ventilador ligado. Aquele som único faz seu cérebro desligar de ruídos mais fortes e te proporciona um sono mais tranquilo. Se estiver frio, deixe-o virado para a parede ou para a janela. Eu sei que esse item vai contra o que eu falei antes sobre eletricidade, mas se você tem sono leve e desperta muito com barulhos da rua, pode ser uma solução para você.

6. Cuide da qualidade dos seus travesseiros

Um travesseiro ruim pode não só acabar com a sua noite, como com a sua coluna. Escolha bons travesseiros e em quantidade suficiente para apoiar a cabeça, a barriga (eu gosto de dormir com um travesseiro encostado na barriga, dando apoio para o meu corpo, por exemplo), colocar entre as pernas, ou mesmo embaixo delas, suspendendo os pés. Existem diversas formas de utilizar os travesseiros para te deixar mais confortável, então explore-as.

7. Analise a luz

Tem gente que só consegue dormir com um abajour aceso e outros que não conseguem dormir se as luzes não estiverem todas apagadas. Descubra o que funciona para você. Se você é solteiro, isso é mais fácil. Se você for casado, a dica é usar uma daquelas máscaras de dormir, tapando os olhos, se você gosta de escuridão total e seu companheiro (ou companheira) prefere uma luzinha básica.

8. Acorde olhando algo que te faça sorrir

Se quando você acorda, vê algo que não a agrada (um quadro de flores que já deu, ou um vaso feio), está na hora de substituir. Deixe no quarto somente itens agradáveis na decoração, nem que seja uma foto da sua família. Encontre o que funciona para você.

9. Uma vez por mês, compre flores

As flores têm o poder de rejuvenescer um ambiente instantaneamente. Não precisa ter sempre no quarto (alguns dizem que até faz mal, eu não tenho certeza, mas evite), mas uma vez por mês, não custa nada dar aquela renovada.

10. Considere um tapete

Não há nada mais confortável que levantar da cama pela manhã e ter seus pés abraçados por um fofíssimo tapete. Se sua casa tem piso frio, como é o caso da minha, no inverno um tapete se torna item obrigatório.

Nenhum comentário: