Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia de "REIS"




 A Epifania do Senhor




“E, abrindo os seus tesouros, lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 11).

A Igreja celebra a festa da manifestação do Senhor (Epifania), também conhecida como festa de Reis, no dia 6 de janeiro, embora no Brasil ela seja festejada no domingo mais próximo.

O Catecismo da Igreja nos ensina que:

“A Epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo. Ela celebra a adoração de Jesus pelos “magos” vindos do Oriente.

A vinda dos magos a Jerusalém para “prestar homenagem ao Rei dos Judeus” mostra que eles procuram Israel, à luz messiânica, aquele que será o Rei das nações. 

Quem eram esses reis magos? Pouco sabemos sobre eles, parece que vieram da Pérsia, pois se vestiam como persas. Quando os persas invadiram Belém, não destruíram a basílica da natividade porque na sua fachada encontraram a figura dos reis Magos vestidos com roupas persas.

Apenas nascido, o Rei começa imediatamente a governar o seu poderoso império: chama de longínquas regiões os monarcas, como seus servos, para adorá-Lo; o Céu e a terra se curvam diante d’Ele e seus inimigos tremem à sua chegada.

Naquele tempo, o mundo inteiro, em particular o mundo oriental, esperava uma nova era para todas as nações e julgava-se que essa era tivesse origem na Palestina. Então, quando os Magos viram resplandecer no céu uma estrela em direção à Palestina, vieram com seus séquitos, camelos, servos e muitos presentes para oferecer ao Rei de Israel.

Por isso, foram diretamente para Jerusalém e procuraram a Herodes, pensando que toda Jerusalém estivesse em festa. Mas esta capital nada sabia, desconhecia o seu Rei. Em seguida foram para Belém guiados pela Estrela até a gruta santa, já que os doutores da lei o indicaram. 

Em Belém os Magos, que a tradição chamou de Baltazar, Gaspar e Melquior, encontraram o Menino e seus pais; e não se decepcionaram com a pobreza e simplicidade.

Adoraram o Menino e lhe ofereceram ouro (para o Rei), incenso (para Deus) e a Mirra (para o Cordeiro a ser um dia imolado).

O ouro é dado ao Rei; significa a sabedoria celeste. 

O incenso é oferecido a Deus; significa a oração devota. A oração fiel, humilde e fervorosa sobe ao céu e não regressa vazia.

A mirra significa a mortificação da carne

Assim como a Estrela guiou os Reis Magos até Jesus, a fé deve nos levar até Ele todos os momentos da vida, para que esta tenha sentido. 

Que a Estrela da fé guie cada um de nós até esta Gruta Sagrada onde na pobre manjedoura descansa em paz o Príncipe da Paz, o Deus Forte, a Luz do Mundo, o Caminho, a Verdade e a Vida.
Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário: