Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Apague as suas mágoas


Sentir raiva, tristeza ou inveja é inevitável.O problema é quando essas emoções se tornam crônicas.
O universo dos sentimentos ruins é amplo. Vai da fraqueza, que nos faz sentir vítimas, à raiva, que gera ressentimento. A vergonha, a culpa, a tristeza, a solidão, o ciúme e a inveja também estão na lista. E eles surgem em diversos momentos da vida: quando morre um ente querido ou acaba um relacionamento, após uma briga familiar, em uma discussão com um amigo e até se aquela almejada promoção é dada ao colega. É preciso saber lidar de modo equilibrado com as adversidades e, se sentimentos negativos surgem, ter estratégias para se livrar logo deles. 

Confira como proceder em 9 passos, um detox emocional e alcançar a sua felicidade:

1. FIQUE DE OLHO NOS SINAIS

O corpo mostra quando a mente não vai bem. A pele, o cabelo e o olhar perdem o brilho. A pressão sanguínea fica alterada.“Bruxismo, alterações do sono e do apetite, pessimismo constante, perda da autoconfiança e da capacidade são sinais clássicos da presença de emoções tóxicas”, enumera a psicóloga Ana Maria Rossi.

2. IDENTIFIQUE OS MALES

Reflita para identificar qual emoção tóxica está sentindo e por quê. Raiva? E oque a levou a ficar irada com determina dapessoa? Escreva: pôr as ideias no papel contribui para clarear a mente. “Se não chegar sozinha a conclusões, peça ajuda a uma pessoa que você ama e a ama também e que será sincera”, sugere o médico Ricardo Monezi, da Unifesp.

3. DESAFIE O PENSAMENTO

Identificado o sentimento ruim e o que o causou, avalie se sua reação foi ou não exacerbada. Fique atenta às pressões externas que inflam suas emoções. “As pessoas podem se sentir incapazes por não atingir metas de vendas e esquecer que as empresas estipulam objetivos impossíveis para elas darem o máximo de si”, exemplifica Ana Maria.

4. FALE E DESABAFE

Se depois da reflexão você considerar que sua reação não foi desmedida, não guarde as emoções negativas. Converse com pessoas próximas para pôr para fora e, se achar que ficará aliviada, também com quem você se desentendeu ou a magoou de alguma maneira. “Nas relações tóxicas, há campos de segredos e mágoas não ditas”, ressalta a psicanalista Dorli Kamkhagi, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

5. ROMPA OU ACEITE

“Não existe emoção eterna, que não possa ser mudada”, ressalta o médico Ricardo Monezi. Mas é preciso agir. Se uma relação não lhe faz bem, ponha fim a ela. Isso vale para amores e amizades. “Encerrar traz força. Não precisamos carregar as pessoas por toda a vida”, alerta Dorli. Se você não tiver controle algum sobre a situação que a incomoda, apenas tente aceitá-la.

6. FAÇA A POLLYANNA

Procure ver o lado positivo do evento que foi nocivo para você. É o que os especialistas chamam de ressignificação das emoções. Uma boa ideia é tirar uma lição do ocorrido. “Quanto mais pensamos em coisas boas, maior é a chance de nos recuperarmos das emoções negativas”, avisa Monezi. “Esse é um processo que exige muita disciplina.”

7. CUIDE DE VOCÊ

Doses altas de álcool, café e açúcar podem aumentar a ansiedade. Pegue leve e introduza momentos de relaxamento em sua rotina. “Passe as horas de lazer com pessoas queridas”, sugere o médico Dean Ornish, da Califórnia. A regra é: faça o que puder por si mesma. A ansiedade no trabalho anda alta? Permita-se chegar mais tarde às vezes ou faça pausas demoradas para o café.

8. MEXA O CORPO E A MENTE

Estudos mostram que a prática de ioga diminui o nível de stress no corpo. Masqualquer exercício é benéfico, de caminhar a correr e dançar. Já a meditação faz com que pensamentos arraigados se dissipem.

9. APRENDA A DIFERENCIAR

Emoções negativas podem não se tornar tóxicas. Já se disse que sentir raiva, inveja ou tristeza faz parte da vida. Mais: as dores são importantes para o amadurecimento. Só não deixe que elas tomem conta de sua vida e a corroam por dentro. Aí a fronteira será ultrapassada.

Fonte: http://claudia.abril.com.br - JUL/2012

Nenhum comentário: