Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Cuidados com os pés no Verão!!


Cuidados ao sol

Quando for deixar os pés expostos ao sol, a mesma regra vale para todas as regiões do corpo: não se esqueça de usar sempre o protetor solar! Além de evitar o ressecamento da pele, o filtro protege dos raios UV e ainda previne contra o câncer. Não dá para descuidar, não é?

Hello unhas!

Junto com o sol, o verão traz a felicidade de podermos usar mais sandálias, rasteirinhas e chinelos para desfilar por aí. Mas não dá para deixar os pés à mostra com as unhas mal cuidadas, não é mesmo? Então, olho nelas: deixe-as sempre curtinhas, cortando-as de 15 em 15 dias; não cutuque as cutículas, pois isso tira a proteção natural dos pés - e não é nada legal ficar com os pés desprotegidos na praia, no clube, na piscina... - e deixe as unhas sem esmalte pelo menos uma vez por semana, para evitar o ataque dos fungos.

Pés ao alto!

Principalmente no verão, com as temperaturas elevadas, os pés tendem a inchar mais facilmente, já que o calor dilata os vasos sanguíneos. Amenize o problema colocando o sangue para circular! Movimente os pés sempre que puder e, assim que chegar em casa,coloque-os para cima, apoiando em um travesseiro ou almofada. Isso melhora a circulação e ainda ajuda a prevenir as varizes. Não se esqueça também de beber bastante líquido neste período.

Evite o mal cheiro

Nessa época do ano é comum que os pés transpirem mais, devido ao calor. Para evitar aquele cheirinho desagradável, uma boa dica é usar talcos anticépticos, que ajudam a absorver a umidade dos pés. Prefira também usar sapatos abertos, para os pés poderem respirar. Se for usar calçados fechados, utilize meias de algodão, que absorvem melhor o calor, e não as repita, use uma por dia. Também não utilize os mesmo sapatos dois dias seguidos e coloque-os no sol para eliminar fungos e bactérias. Por fim, após lavar os pés seque bem entre os dedos, para que os microorganismos não se proliferem.

Calos? Não, obrigada.

Ninguém gosta de ter calos mas, por favor, não os corte de jeito nenhum! Em vez disso, lixe as calosidades a cada 15 dias. E reforce o creme hidratante diariamente nesta região.

Que tal uma esfoliação?

Cuidar dos pés inclui esfoliação semanal para retirar as células mortas. As lixas só devem fazer parte do seu ritual de cuidados a cada 15 dias ou, dependendo de como estiver a sua pele, até mesmo apenas uma vez por mês, em movimentos circulares. Durante o banho, use um esfoliante específico para os pés, com mais força nos calcanhares e áreas ressecadas. Não se esqueça de hidratar depois. Você vai sentir a diferença.

Hidratante já!

Para evitar pés ressecados no verão não há desculpas: é obrigatório o uso de creme específico para essa área todos-os-dias. Mas lembre-se de não passar o hidratante entre os dedos: isso acumula umidade e pode proliferar bactérias. Em vez do creme, utilize talco nessa área. E se a sua pele estiver muito seca, passe o hidratante e coloque meias para dormir - elas mantêm o creme por mais tempo na região.

Aposte no escalda-pé

Para relaxar os pés e, de quebra, aliviar a tensão do corpo todo no final do dia, se jogue nos escalda-pés! Mergulhe os pés, por exemplo, em uma bacia com água morna e camomila - que pode ser na forma dos saquinhos para fazer chá mesmo; a erva tem propriedades calmantes e não possui contra-indicações. Outra boa dica é colocar algum elemento de fricção no escalda-pé, como bolas de gude, pedras ou, até mesmo, grãos de feijão. Mas é importante que a água cubra totalmente os tornozelos para um resultado mais efetivo. Você vai se sentir muito melhor e ainda mandar embora o estresse diário.


Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br

Nenhum comentário: