Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 25 de julho de 2012



Memória / Mente
(Informações e Dicas)

Você esqueceu onde colocou as chaves ou aquele número de telefone? Não lembra onde guardou aquele documento? Esquecer fatos e ações é perfeitamente normal. No entanto, quando isso começa a se tornar freqüente pode ser um sinal de que as coisas não andam muito bem.

Ter a mente funcionando perfeitamente otimizada é algo muito importante no mundo de hoje. O estilo de vida atual exige que, constantemente, estejamos atentos, focados, rápidos de raciocínio e bons de recordação para termos um desempenho no trabalho, na escola ou até mesmo em casa em tarefas que podem parecer simples e triviais do dia-a-dia. Isso pode levar você a ser promovido, tirar melhores notas na escola e desempenhar melhor as tarefas domésticas.

Ter problemas de raciocínio, atenção, concentração e memória é cada vez mais comum e pode ter muitas causas. No entanto, existem mudanças no seu estilo de vida que podem ajudar o cérebro a trabalhar com a máxima eficiência. Veja essas informações interessantes relacionadas abaixo:
– Dieta e Estilo de Vida

Pesquisas indicam que algumas mudanças no seu dia-a-dia podem influenciar a performance da sua mente. Dentre elas podemos destacar:
Atividades que estimulam a mente fortalecem as células do cérebro e as conexões entre elas, podendo até criar novas células nervosas. Esteja sempre curioso e envolvido, busque novos aprendizados, pratique a leitura e a escrita, faça palavras cruzadas, brinque com jogos que estimulam o raciocínio e a memória.
Esteja socialmente engajado em atividades que estimulem a mente e o corpo. Atividades sociais não só fazem as atividades mentais e físicas ficarem mais prazerosas como também reduzem os níveis de estresse, o que ajuda a manter as conexões das células cerebrais. Fique ativo no local de trabalho, filie-se a clubes, grupos de dança ou outras associações, viaje e faça trabalhos voluntários. Estas são apenas algumas formas de se manter o engajamento social.
Exercícios físicos regulares são muito importantes para manter um bom fluxo sanguíneo para o cérebro e também para estimular novas células cerebrais.
Tenha uma dieta saudável para ter uma mente saudável. Pesquisas sugerem que uma dieta com muita gordura e colesterol contribui para derrames e danos às células do cérebro. Uma dieta baixa em gordura é sempre recomendada, assim como uma dieta rica em vegetais e frutas, uma vez que estes contêm antioxidantes que podem proteger as células cerebrais.
Evite trabalhar ou estudar em um local com distrações. Isso provavelmente irá afetar sua capacidade de concentração e memória.
Diversas pesquisas têm apontado que o estresse afeta a memória. Portanto, é uma boa idéia cuidar do estresse para melhorar a memória e as funções da mente. 

– Substâncias que podem ajudar:

Ômega-3: Uma parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as encontradas no óleo de peixe. As cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3 são importantes para a manutenção de certas funções do cérebro, olhos e sistema nervoso. Estudos demonstraram que se a dieta não fornecer quantidade suficiente de ômega-3, a função desses órgãos é prejudicada. Grande parte do cérebro é composta de substâncias gordurosas. A bainha de mielina que envolve as células cerebrais contém ácidos graxos que estão diretamente envolvidos na transmissão e recepção de mensagens do cérebro. Esses ácidos graxos mantêm o cérebro funcionando no seu melhor nível.

Ginseng: O Panax ginseng é uma raiz reconhecida por suas propriedades tônicas e restaurativas, atuando em casos de estresse físico e mental, na manutenção de uma boa capacidade de desenvolvimento das tarefas do dia a dia e concentração.

Guaraná: O guaraná é rico em cafeína. A cafeína é um conhecido estimulante do sistema nervoso central. Dessa forma ela faz a pessoa ficar mais alerta e focada, além de reduzir o cansaço. Muitas pessoas gostam de tomar o extrato de guaraná para "dar uma acordada" (ficarem alertas) e assim desempenharem melhor tarefas que exigem raciocínio e energia mental.

##  **  ##

Nenhum comentário: