Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sábado, 9 de março de 2013



       Uma ótima notícia contra o Mal de Alzheimer

          Nestes dias, li uma reportagem sobre a romã, que me levou aos tempos de juventude na casa de minha avó materna, "Mariquinhas", la em Juazeiro-BA.
          Na casa da Rua Melo, elas (minhas tias e avó) adoravam plantas e tinham um imenso canteiro cheio de flores, que tomava toda a lateral da casa. Lembro ainda hoje do perfume suave que exalavam, e encantava a todos nós.


       No quintal, tinha um lindo roseiral, mamoeiro, outras plantas que não me lembro e uma romanzeira. Não me lembro de ter visto uma romanzeira em outro lugar.
Era sagrado no dia de Reis, irmos buscar as nossas seis sementes de romã, que eram chupadas e depois embrulhadas e guardadas na carteira para trazer dinheiro e riqueza. Boas lembranças.

         
             A reportagem saiu no Diário de Pernambuco, caderno Vida Urbana do dia 07 de março, e trata de um estudo do uso da romã contra Alzheimer. Eis a seguir:

       "Consumida para fazer simpatia no Dia de Reis, a romã está se tornando uma aliada na prevenção contra a doença de Alzheimer, mal que atinge, segundo estimativa do IBGE, entre 900 mil e 1,2 milhão de pessoas no país, com 100 mil novos casos ao ano. Um estudo da Organização Mundial de Saúde aponta que  36 milhões de pessoas são atingidas no mundo. Número que deve dobrar a cada 20 anos.
           Um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo, tenta mostrar que resíduos de romã (no caso, a casca) são potentes aliados na prevenção da doença de Alzheimer, que é degenerativa e atualmente incurável. O mal de Alzheimer atinge, na maioria dos casos, idosos com mais de 60 anos."

         Espero ansiosamente, que a romã seja realmente esta aliada contra esta terrível doença, que sorrateiramente vem atingido inúmeras familias.
Beijos,
Grácia
..

Nenhum comentário: