Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


terça-feira, 8 de maio de 2012



O tal do dress code 
Célia Leão

Que tal decifrar o código de vestimenta, ou dress code, muito comum em convites para eventos corporativos e situações da vida particular?


Casual business: traje para eventos internos da empresa ou para dias específicos da semana em que se relaxa na formalidade. Para os homens, esqueça a gravata e o costume. O casual business permite uma vestimenta menos formal, porém, tão bem cuidada quanto o traje formal do dia a dia. Vista camisa social de manga, sem gravata, e uma calça de sarja de corte caprichado. Um blazer bacana pode completar a produção. Jeans escuro com blazer pode. Nos pés, um sapato mais esporte ou, se preferir, um mocassim. Para as moças é permitido abandonar a sisudez dos terninhos e dos tailleurs. Contudo, não confunda essa abertura de guarda- roupa com uma permissão para se vestir para o trabalho da mesma forma que se veste para a balada.

Social ou passeio: é o traje para ser usado em encontros com clientes ou em eventos específicos, como a inauguração de uma fábrica no interior. Homens podem optar pela calça social com camisa de manga longa ou malha de lã — esqueça a gravata. Para as moças, é permitido o terninho. Vestido também é aceitável, desde que mais bem-comportado.





Social completo ou passeio completo: roupa para todo e qualquer evento formal que acontece após as 19 horas. Para o homem isso quer dizer costume completo, gravata inclusive. Dê preferência à camisa branca, ela sempre cai bem. Para as mulheres, a regra é a seguinte: toda vez que o homem obrigatoriamente tiver de usar gravata, a mulher, obrigatoriamente, tem de optar por saia ou vestido.




Black tie ou rigor: no caso dos homens, smoking é mandatório, sem negociação. Para as mulheres, vestidos mais elaborados, de tecidos mais nobres (tafetá, crepe, seda, organza), não necessariamente longos. O longo é obrigatório quando o convite exigir traje de gala. Espero que estas dicas tenham ajudado a esclarecer esse assunto, que ainda gera muitas dúvidas. 



♠   ♣   ♠


Um comentário:

Yara disse...

Ótimas dicas!!! Gostei!