Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sexta-feira, 4 de maio de 2012



Receitas caseiras à base de plantas e raízes aprovadas pela ciência

(Continuação da matéria publicada neste Blog, no dia 22/04/2012)





As receitas de família contra dores, gripe e insônia estão em alta. A ciência investiga plantas e raízes para tirar delas os melhores benefícios para sua saúde. Guarde esta lista de cuidados caseiros e use quando precisar de alívio. 

Azia

Aposte no chá de uma das mais antigas plantas medicinais: a hortelã. Bastante estudada atualmente, ela tem efeito anestésico leve, relaxa a musculatura intestinal, torna mais fluida a secreção de bile, combate problemas da vesícula biliar, facilita a digestão e ainda interrompe crises de vômito, lista o clínico geral e estudioso de medicina chinesa Alex Botsaris no livroFórmulas Mágicas (Nova Era). Faça uma infusão: coloque de 3 a 6 gramas de folhas em água fervente, abafe de cinco a dez minutos e beba ainda morno.


Contusão

Gelo é imbatível nas primeiras 48 horas após o trauma. “A temperatura baixa estimula a contração dos vasos sanguíneos, o que reduz a quantidade de sangue no local e possíveis inchaços”, diz André Jaime. Use bolsa térmica ou pedras de gelo envoltas em uma toalha para evitar que elas queimem a pele. Também ajuda passar arnica, em especial se houver hematomas (marcas roxas). Sua eficiência foi confirmada por uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná. Ela acelera a cicatrização. Se não tiver a pomada da erva, encontrada em muitas farmácias, faça compressa: coloque 30 gramas de folha de arnica picada em meio litro de água fervente. Abafe, espere esfriar e aplique-a, morna, de três a quatro vezes por dia no local da contusão.


Diarreia

Além de uma dieta pobre em fibras (nenhum vegetal cru, legumes só batidos e peneirados, purê de batata sem leite, arroz branco empapado, carne magra moída e frango desfiado), o tratamento caseiro pode incluir água de coco ou soro de farmácia para reidratar. Outra indicação de Aderson Moreira é o chá com broto de goiaba, encontrado em lojas de produtos naturais. Corte seis brotinhos – que aparecem antes de nascer a flor – em pedaços pequenos, coloque em 1 xícara de água fervente, abafe e coe. Tome meia xícara em intervalos curtos enquanto persistir a diarreia.


Dores

Provocadas por processos degenerativos e inflamatórios das articulações (o popular reumatismo), as dores podem ser aliviadas por meio de calor. Os reumatologistas orientam, antes de aquecer, massagear o local com esta mistura caseira: 2 gotas de óleo essencial de cravo, 2 gotas de óleo essencial de canela, 2 gotas de cânfora e meia xícara de óleo de gergelim. O primeiro é conhecido pelo poder anestésico, tanto que ameniza temporariamente a dor de dente. A canela também exibe propriedades analgésicas, e os efeitos anti-inflamatórios da cânfora foram recentemente atestados em um estudo de laboratório conduzido no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Cheju National University, na Coreia do Sul. Aí, sim, aplique calor seco (compressa com pano aquecido no ferro de passar) ou úmido (bolsa de água quente) por cerca de 20 minutos.


Irritações na pele

Nas crianças pequenas, a área da fralda descartável pode ficar sujeita a inflamações e assaduras, em especial quando o tempo esquenta. O desconforto é enorme. A dermatologista Márcia Pontes, do Rio de Janeiro, aconselha, em primeiro lugar, a mudar a marca do produto, aumentar o número de trocas ou deixar o pequeno sem fralda por algumas horas. “Limpe o local com algodão embebido em óleo mineral – para remover os resíduos de fezes –, água morna e sabão de glicerina. Depois, faça compressas com água boricada a 2%, de cinco a dez minutos, duas vezes ao dia.”


##  *  ##

Fonte: http://claudia.abril.com.br/materia

(Publicadas na Revista Claudia de FEV/2012)

2 comentários:

Grácia disse...

Gostei da postagem e vou tomar nota, nada como receita natural e caseira.
Bjs

Ivone Caffé disse...

É bom sempre ter uma receitinha caseira na hora que precisamos! bjs!