Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 28 de abril de 2013




A nossa língua é tão rica que muitas vezes nos pegamos sem saber como escrever esta ou aquela palavra.Lí hoje no Diário de Pernambuco e compartilho aqui.

                         Casinha se escreve com S. Mãezinha com Z. Por quê?

O som é tal qual, mas pertencem a famílias diferentes. GUARDE ISTO: Não existe o sufixo -  zinho ou sinho -O sufixo é inho
Ele se cola ao radical da palavra. Se o radical tem S, o S se mantém. Se não tem, precisa-se de uma consoante de ligação.

O Z então pede passagem. 
 Compare:

Asa ( Asinha),
Mesa (Mesinha),
Camisa (Camisinha), 
Simples (Simplesinho),
Mas...
Anel (Anelzinho),
Pai (Paizinho),
Papel (Papelzinho),
Mar (Marzinho).



Esta outra dica  é bem obvia, mas muita gente ainda cai nesta dúvida.

Eu estou          Tu estás           Ele está      
   
                               Não existe:   Ele estar                                             __________________________________________________

 Eu repeti        Tu repetiste     Ele repetiu     

 Não existe:   Eu repetir          
___________________________________________________

Ela me deu o livro
ou
Ela deu o livro a mim.

Não existe:
Ela mim deu o livro

....

Um comentário:

Cristina disse...


Muito interessante!!!