Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 24 de abril de 2013


Prisão de ventre: cinco erros do dia a dia que favorecem o problema
Por Renata Demôro


Aquela sensação de inchaço e de peso na região da barriga é incômoda e pode alterar até o humor de quem tem prisão de ventre. Sem perceber, é possível que você tenha atitudes cotidianas que acabam levando ao surgimento do problema. De acordo com o gastroenterologista Silvio Gabor, “o estilo de vida moderno já favorece o aparecimento da prisão de ventre. Sedentarismo, alimentação inadequada, produtos industrializados de rápida absorção estão na lista das causas”. 

1) Consumir fibras em excesso
De acordo com o nutrólogo André Veinert, “consumir fibras ajuda bastante no funcionamento do intestino, porém o excesso de fibras também pode ser prejudicial, provocando o surgimento de gases e até a diminuição do ritmo intestinal. Existem alguns alimentos, como a maçã, que são ricos em fibras com características mais constipantes. O melhor é mesclar a ingestão de verduras, leguminosas, frutas e pães integrais”. 

2) Sedentarismo
Segundo André, "a atividade física leva a um melhor funcionamento intestinal pelo estímulo do peristaltismo (movimento) intestinal. Por isso, quem é sedentário tem maior chance de ter prisão de ventre. Os exercícios também liberam a tensão, diminuindo o estresse e a irritabilidade, que também podem provocar a prisão de ventre".

3) Falta de rotina
A vida corrida nos tira tempo precioso para muitas coisas, inclusive, para ir ao banheiro. “Uma pessoa que se alimenta corretamente, bebe bastante água, consome fibras e se exercita regularmente acaba criando, naturalmente, um horário do dia para evacuar. A desculpa da falta de tempo deixa de existir, a partir do momento que você cria este hábito”, diz Silvio. 

4) Livros e smartphones
Livros e smartphones no banheiro não estão proibidos. O problema é o tempo dedicado a eles. “Não os considero como distrações, o problema se instala quando você só levanta do vaso após passar de fase no jogo ou terminar o capítulo do livro. Permaneça sentado apenas o tempo necessário para evitar problemas como hemorroidas e até, mesmo, um prolapso”, orienta Silvio. 

5) Não beber água
Não adianta consumir muita fibra e não hidratá-las. “Adquira o hábito de manter uma garrafa de água por perto, bebendo de 2 a 2,5l de líquidos por dia. Quem bebe menos água aumenta as chances de ter prisão de ventre”, explica André Veinert. 

&&   **   &&



Nenhum comentário: