Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dormir


Os Benefícios que uma boa noite de sono podem trazer



Tenho por hábito dormir muuuuuuito tarde, e cada dia fica pior, mas tenho consciência que isto deve trazer algumas consequências. O pior é que eu só funciono á noite..tudo rende muito mais. 
Pelos estudos e pesquisas, todos sabemos que uma boa  noite de sono faz milagres, evita que você acorde com aquele rosto inchado, com a pele opaca, que tenha ataque de bocejos e até emagrece! Um bom descanso à noite ajuda e muito na concentração. As vantagens não acabam por aí, o soninho gostoso ainda evita doenças e deixa a gente muito mais disposta.

Vamos seguir umas regrinhas básicas e simples para aumentar a qualidade do nosso sono,acordar com a pele linda, e quem sabe até começar a emagrecer.




1- Busque qualidade e não quantidade

Passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Você sabia que o efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve? a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida.
Seis horas de sono profundo podem fazer com que você sinta-se melhor do que oito horas de sono leve e interrompido.

È bom também lembrar pessoal, que a vida útil de um travesseiro é em média, de 5 anos, mas é recomendado que faça a troca de 2 em 2 anos.

2- Mantenha horários regulares

Procure se levantar na mesma hora, não importando a hora que tenha ido deitar-se. Se você deita-se tarde na sexta-feira e no sábado para levantar-se muito tarde no domingo, com certeza na segunda-feira terá problemas no trabalho, pois no domingo à noite terá sofrido de insônia. Se viajar muito, tente conservar sua rotina e volte a ela logo que possa.

3- Faça exercícios regularmente

Faça pelo menos de vinte ou trinta minutos diários de caminhada, jogging, natação, bicicleta ou prática de algum esporte por dia, três vezes por semana, assim você alcançará sua meta de chegar à cama relaxado, tanto física quanto mentalmente. O melhor momento para realizar exercícios a fim de beneficiar um bom sono noturno é ao final da tarde e no início da noite.

4- Cuidado com os estimuladores

Os amantes do café, chá, chocolate e refrigerantes devem saber que os efeitos dos estimulantes destes produtos consumidos em excesso, continuam de duas até quatro horas depois da ingestão. O uso de substâncias que contenham estimulantes, ao final da tarde ou durante a noite, contribue para a diminuição da profundidade do sono e para o aumento dos possíveis “despertares súbitos”.

5- Evite fumar

A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína. Os fumantes têm mais dificuldades para dormir, despertam com facilidade e têm fases mais curtas de sono profundo.

6- Beba com moderação

Embora o álcool seja o mais antigo e mais popular sinônimo do sono, deve-se ter cuidado com a quantidade e com o horário em que o ingere. Muito álcool ao final da tarde retardará o sono e muito álcool no jantar provocará sono precoce.

7- Se você tem problemas para dormir à noite, não durma à tarde

Muitas pessoas têm propensão natural a tirar uma soneca após o almoço e, sem dúvida, isto avança com a idade. Mas, se ela atentar contra seu sono noturno, quando sentir sonolência durante o dia trate de evitar dormir realizando alguma atividade física que estimule a pulsação durante dez minutos, isto acelera o metabolismo, espantando o sono.

8- Deixe suas preocupações e planos para outro momento

Antes de deitar-se escreva uma lista de coisas que deveria fazer, ou seus planos do dia seguinte. Tal tarefa irá tirar de seus ombros a responsabilidade de lembrar, isto relaxará seu inconsciente..

9- Não se deite após ter comido em excesso ou sem ter comido

Se comer muito antes de deitar-se, obrigará o sistema digestivo a trabalhar demais. Talvez sinta uma sonolência agradável, mas logo terá sensação de peso que não o deixará dormir bem. Por outro lado, se estiver fazendo dieta, não durma sem comer algo de baixa caloria. Não se pode tentar dormir quando se discute com o estômago.

10- Desenvolva um ritual de sono

As crianças leem ou escutam história e rezam suas orações antes de dormir. Você pode escolher seu ritual: escutar alguma música, relaxar os músculos, tomar uma ducha ou ler um livro pode ajudá-lo a conciliar o sono. O importante é que, uma vez escolhido o ritual, este deve ser repetido todas as noites.

Estas dicas são da fisioterapeuta e especialista em medicina do sono, Carolina Elena Carmona de Oliveira ...
...

4 comentários:

Cristina disse...

Informações bastante úteis...
Eu preciso criar o hábito de dormir um pouco mais cedo pois, como durmo tarde, sinto dificuldade em levantar cedo...
Bjs

Grácia disse...

Eu acho que estou com síndrome da fase atrasada do sono: Este transtorno se caracteriza por dormir e acordar tardios, na maioria das noites, geralmente com atraso de mais de 2 h além dos horários convencionais ou socialmente aceitáveis. Só pode ser isto. Eu geralmente dormia tarde a acordava cedo, agora é um horror.
Pelo que lí: Uma forma simples de tratar a fase do sono atrasada é atrasar ainda mais o horário de sono, numa taxa de 2 a 3 h a cada 2 dias, até alcançar o horário desejado do período de sono, idealmente das 23 h 30 min às 7 h. Este método pode ser bem aceito porque é mais fácil prolongar a vigília do que antecipar o sono.
Sei não

Cristina disse...


No livro "A Semente da Vitória", Nuno Cobra fala sobre a importância do sono, principalmente de dormir cedo e acordar cedo.
Conta um caso de uma pessoa que dormia muito tarde e que foi orientado a se deitar mais cedo pra esperar/forçar o sono chegar. Após alguns dias do exercício ele até conseguiu dormir cedo mas acordava ainda durante a noite. Com o passar do tempo foi que ele conseguiu organizar o horário e a quantidade de horas dormidas.
É um verdadeiro exercício mesmo!!
Boa sorte!!
Bjs

Regina disse...

Eu queria dormir direito também, pois me acordo muitas vezes à noite e no outro dia fico me sentindo cansada... mas não consigo dormir cedo de jeito nenhum... afff
ZzZzZzZz