Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

 Comprovado! - caminhada emagrece mesmo!
POR FABIANA GONÇALVES

Não há outra escolha: para sair do time dos sedentários a melhor alternativa é caminhar. Essa foi a primeira atividade física de toda a história da humanidade. Vamos lá, sem nenhum exame ou check-up, comece devagar e vá em frente... que atrás vem gente!

Você é daquelas pessoas que leva a dieta a sério e, mesmo assim, não há nada que faça a balança oscilar para menos? Anda sem estímulo para trabalhar ou divertir-se? Ou ainda: seus exames médicos demonstram que precisa mais do que uma simples mudança de hábitos alimentares para reverter a situação? Esses são sinais de que seu corpo anda necessitando de um bom empurrão para funcionar direito. E nem vai exigir grandes sacrifícios. Basta incorporar 30 minutos, todos os dias, de caminhada à sua rotina. Em princípio, até pode parecer um aborrecimento, mas não é.
A luta contra o sedentarismo nos últimos anos tem sido amplamente divulgada e incentivada por médicos nos quatro cantos do mundo. Segundo Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, dos hospitais Dante Pazzanese e do Coração (Incor), ambos de São Paulo, há oito anos a Federação Mundial de Cardiologia decidiu solicitar aos médicos que orientassem seus pacientes a incluir essa modalidade em seu dia-dia para a prevenção de doenças, ação essa que foi respaldada pelo (NIH) National Institute of Health (órgão nacional de saúde americano). "Isso depois de provar que uma caminhada moderada de 30 minutos - cerca de 100 m por minuto - ou subir 21 andares de escada por semana (três por dia), diminuem em 34% o risco de um ataque cardíaco", afirma. 

Grande perda calórica
Para o cardiologista, apenas uma dessas práticas físicas é capaz de gastar o equivalente a 1.500 a 2.000 calorias por semana. "O parâmetro deve ser sempre o peso do paciente. Uma pessoa de 70 kg, por exemplo, gasta cerca de 300 calorias em uma hora de caminhada moderada: no final de sete dias queimou cerca de 2.100 calorias", sustenta o médico.
"Mas não podemos deixar de considerar também as atividades diárias, além do exercício físico em si, que auxiliam na queima de energia. O problema é que, com o insumo do sedentarismo, cresce também a procura por fast-foods", lamenta o médico. "Esses pratos saborosos, porém gordurosos têm levado, principalmente as mulheres, a desenvolverem doenças cardíacas." Portanto, evite-os.

Programa de duas semanas
Seu corpo vai começar a notar o aumento da disposição e da energia logo nos primeiros dias


Primeira semana SEGUNDA-FEIRA - Em 20 minutos de caminhada, percorra 2 km
TERÇA-FEIRA - Faça 20 minutos de caminhada, cobrindo 2,5 km
QUARTA-FEIRA - Numa caminhada de 30 minutos, ande 2,5 km
QUINTA- FEIRA - Percorra 2,5 km em 30 minutos
SEXTA-FEIRA
- Faça 30 minutos de caminhada até chegar a 2,8 km 
SÁBADO E DOMINGO - Ande 2 km em 40 minutos num dos dias e pratique caminhada livre no outro

Segunda semana SEGUNDA-FEIRA - Perfaça 2,8 km em 30 minutos
TERÇA-FEIRA - Use apenas 40 minutos para andar 4,5 km
QUARTA-FEIRA - Realize, em 40 minutos, um percurso de 3 km 
QUINTA FEIRA - Caminhe por 50 minutos e vença 3,5 km
SEXTA-FEIRA - Ande 3 km em não mais do que 50 minutos
SÁBADO - Caminhe 50 minutos no ritmo que desejar 
DOMINGO - Dia livre

Dê o pontapé inicial
O professor Francisco Navarro, diretor do Instituto Brasileiro de Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPFEX) e coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício (LABFEX), da UNIFMU (SP), elaborou um programa de duas semanas que promete mexer com suas estruturas de gordura e músculos. Navarro priorizou a quilometragem para exercitar as funções de resistência e queima calórica. A idéia é trabalhar a fadiga periférica (dor muscular), quando a pessoa fizer um percurso mais longo em um período menor. E o contrário: deixar o coração em atividade constante, quando diminuir o trajeto e aumentar o tempo", sugere. Você pode encará-lo em praças ou parques públicos, por conta da facilidade da quilometragem demarcada nesses locais. "A partir da terceira semana, extenda o tempo para 1 hora e depois tente andar 5 a 6 km nesse período", orienta.
"Quem caminha há mais de seis meses e pretende queimar mais calorias, pode começar a alternar o mesmo percurso entre caminhada e trote."

As vantagens de caminhar:
PRODUZ os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação;
É CONSIDERADA uma prática extremamente segura, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico;
É UMA ATIVIDADE FÍSICA FÁCIL, exige apenas um bom tênis, pode ser praticada perto da sua casa ou do trabalho, a custo zero;
POSSIBILITA ser feito individualmente ou de forma coletiva;
FORTALECE PERNAS, braços e tronco (desde que faça movimento de braços durante o percurso).




Fonte: http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness

2 comentários:

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Olá meninas, pois é, uma coisa tão simples de se fazer e parece que a gente tem um entrave pela frente quando se fala em começar a caminhar. Não sei por que tanta resistência de nossa parte, será que somos realmente tão ¨preguiçosos¨ assim, sim por que não tem outra explicação, só pode ser isso, não gastamos dinheiro, não temos que fazer nenhuma força extravagante, então qual é o problema, ah o tempo? que absurdo, não conseguimos nem nos dar trinta minutos de saúde por dia, realmente temos que mudar nossos habitos e nossa cabeça com certeza, vamos avaliar melhor nossas prioridades.
Beijão pra vocês.

Caffezal e Tal disse...

Com certeza!! Tudo é questão de prioridade mesmo. Quando a gente define que determinada coisa é importante para a nossa saúde, para a nossa qualidade de vida ou para o nosso bem estar e beleza, com um pouco de organização e força de vontade dá pra chegar lá.
Beijos e obrigada pela visita.