Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012



Confira algumas dicas antes de pedir aumento salarial

Pedir aumento é uma situação difícil, tanto para o colaborador quanto para o empregador, mas deve ser encarada com naturalidade. Acima de tudo, o profissional deve ter boas razões para convencer o chefe de que merece ter um salário mais alto.

“A liderança analisa o desenvolvimento do profissional, os resultados alcançados na empresa graças à sua atuação e como anda sua qualificação. Atualização constante, novos cursos e participação em congressos pode ser um diferencial”, aponta Mônica Veridiano, analista de recursos humanos da Global Network.

É fundamental que a situação do profissional perante a empresa seja favorável. Segundo Veridiano, os objetivos traçados na contratação devem ter sido superados, não basta participar do crescimento da organização, tem que superar expectativas.

“Para merecer um aumento é preciso provar esse merecimento. Uma boa dica é pegar dados do crescimento da empresa, aumento do número de clientes, do faturamento e mostrar como o seu trabalho foi importante para estes resultados. Também é possível mostrar a evolução da sua equipe e novas ideias que você propôs e que deram certo”, ressalta.

O ideal é se questionar se este é o melhor momento para fazer o pedido, para então marcar um horário para conversar pessoalmente com a chefia sobre o assunto.

“Deve-se estar atento ao humor do chefe e a situação financeira da empresa, caso contrário o pedido de aumento pode se reverter para uma situação adversa. Por outro lado, o empregador deve estar preparado para responder se concederá ou não o benefício. Se a resposta for negativa é preciso ter argumentos consistentes e críticas construtivas para contribuir com o crescimento do profissional”, explica.

Motivos pessoais, como ‘meu custo de vida aumentou’, jamais devem ser utilizados como justificativa para o pedido, já que a empresa não tem nada a ver com problemas pessoais de seus funcionários. Da mesma forma ações que constituem obrigações profissionais devem ser excluídas da lista.

“Chegar no horário, realizar tarefas de sua responsabilidade e nunca faltar ao trabalho são apenas requisitos básicos para ser visto com bons olhos pela liderança, mas não servem como argumento para ganhar mais”, considera a especialista.

Veridiano observa que se o motivo para pedir aumento foi o recebimento de propostas de outras empresas, oferecendo salários mais altos, isto deve ser esclarecido durante a conversa, mas não deve nunca ser usado como chantagem.

“Caso a empresa não possa cobrí-la, verifique se ela pode investir em seu crescimento profissional, através de cursos, treinamentos e MBA, por exemplo. Se considerar que o oferecido pela empresa não supre suas necessidades, então analise se não está na hora de avaliar outras oportunidades de trabalho”, acrescenta. 


Nenhum comentário: