Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 30 de maio de 2013



- Corpus Chritis -

O sentido da celebração
 Origem da solenidade



O sentido da Celebração

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.
  
A Origem da Solenidade   

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões  de Cristo  demonstrando-lhe  desejo de que o  mistério da  Eucaristia fosse celebrado com destaque. 

Em 1264, o  Papa Urbano IV  através da Bula Papal  “Trasnsiturus de  hoc mundo”,  estendeu a festa para toda a Igreja,  pedindo a São Tomás  de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado  nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. 

A procissão  com a Hóstia  consagrada conduzida  em um  ostensório  é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. 

No Brasil 

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão  saiu  da Igreja  de madeira de  Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A  tradição de  enfeitar as ruas  surgiu em  Ouro Preto,  cidade histórica  do interior de Minas Gerais.

A celebração de  Corpus Christi consta de uma missa, procissão e  adoração ao Santíssimo Sacramen- to. 
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento  esse povo  foi alimentado  com maná,  no deserto. Hoje,  ele é alimentado  com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Texto: Canção Nova

Nenhum comentário: