Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como comer certas frutas e sobremesas.

.
Um dos momentos mais deliciosos da refeição é a hora da sobremesa, mas muitas vezes não sabemos como nos servir, principalmente quando temos que lidar com certas frutas.

Vamos aprender a nos servir com elegância as nossas frutas regionais e algumas sobremesas.

Pudim – Sirva-se com a colher. Se for mais consistente, ,utilize os dois talheres, a colher para a calda e o garfo para pegar o pudim.

Bolo – Vá partindo a fatia aos poucos com o garfo. Se vier com sorvete em cima, utilize também a colher.

Doce em Calda - É essencial o garfo e a colher para comer as frutas em compota. Deve-se firmar a fruta com o garfo na mão esquerda e cortá-la com a colher na mão direita. A colher também é usada para tomar o caldo e ajudar o garfo a pegar os pedaços

Abacate – Quando vem cortado em pedaços, então se utiliza o garfo. Caso venha em forma de pudim, usa-se a colher de sobremesa.

Sapoti – Quando cortado ao meio, basta utilizar a colher para retirar aos poucos a fruta. Deposite a semente na mão, em forma de concha e devolva ao prato.

Laranjas e tangerinas – Podem ser descascadas com a mão ou a faca. Sirva-se dos gomos um a um.

Pinha – Parta ao meio e use a colher. Quanto aos caroços, ponha na mão em forma de concha e deposite no prato.

Abacaxi – Cortado em pedaços, usa-se apenas o garfo. Quando servido em rodelas, parta com a faca e leve à boca com o garfo.

Bananas –Firmar a banana com o garfo e fazer um corte no comprimento da casca afastando-a e deixando a polpa à mostra. Com garfo corta-se a fruta em rodelas, que são levadas à boca, à medida que são cortadas, não se usa a faca para cortar a fruta

Mamão – O papaia é partido ao meio e servido na casca. Utilize a colher. O mamão maior é servido na casca já partido. Nesse caso entra em cena a colher.

Melancia – Deve ser servida em pedaços e utiliza-se o garfo. Coloque as sementes na palma da mão e transfira para o prato.

Uva - São servidas em cachos, acompanhados de uma tesoura especial. O correto é comer as uvas com a casca e as sementes ou recolhe-las com a mão esquerda fechada, e depositar no canto do prato

Fonte: revista JC
. 

3 comentários:

Cristina disse...

Você sempre trazendo dicas interessantes e ótimas postagens!
Adorei!
Bjos

taninha disse...

Quando se utiliza o guardo para comer e a colher para calda, faço isso alternando e deixando os dois talheres descansando no mesmo lado do prato?

taninha disse...

Garfo*