Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMO MONTAR UMA TÁBUA DE FRIOS


Que maravilha é receber amigos e família para um bate papo, comemorar um aniversário, e mais do que nunca agora, receber para assistir aos jogos do Brasil na Copa.
A preocupação com o que vai servir não pode ser uma desculpa, aqui temos uma dica perfeita e que não dá trabalho nenhum: Tábuas de frios, que combinam perfeitamente com várias ocasiões.

Para começar, é importante escolher ingredientes de primeira linha e depois é só seguir alguns passos básicos e a sua tábua está pronta para ir para a mesa.

- Você pode montar tábuas; de frios, de queijos ou mistas.


- Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros (presunto) e vá colocando os mais claros, gradualmente, por exemplo: blanquet de perú (rosa claro), chester (bem clarinho) e copa ou salame, intercalando uma fileira de cada cor.

- Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro.

- Fatie os embutidos bem fininhos, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma e enfeite com uma charmosa flor de salame. Sabe como se faz? É muito simples: dobre a fatia duas vezes e encaixe direitinho no meio dos queijos. Faça o mesmo com a outra fatia. As duas formam uma flor.

-No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e o que preferir. Se quiser um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara.

- Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem.

- Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, integrais, e baquetes, por exemplo. Um pão com sabor de queijo, como o parmesão, também é uma ótima idea.

- Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado.


Tábua de Frios A La Sol

INGREDIENTES:

200 gramas de Blanquet de Peru
250 gramas de Copa
200 gramas de Salame italiano
200 gramas de Mortadela
250 gramas de Queijo Tipo prato
150 gramas de Azeitonas recheadas.

MONTAGEM:

-      Numa tábua grande, comece a dispor os frios sempre da borda para o centroDelicadamente vá   dobrando metade das fatias de Salame Italiano ao meio e disponha uma ao lado da outra.

-       Proceda da mesma forma com a Mortadela, o Blanquet de Peru.Faça rolinhos com metade do Queijo
Tipo Prato e disponha sobre a primeira camada cerca de 2 a 3 centímetros da borda da tábua. Copa até completar toda a borda da tábua.

-       A 2 ou 3 centímetros da camada de Queijo, repita a disposição dos frios até completar mais uma volta.

-       Para completar o centro da tábua, dobre ½ fatia de Queijo Prato com uma fatia de Salame, dispondo uma ao lado da outra dando o formato de uma flor.

-       Decore com as azeitonas inteiras e fatiadas.
     
 Fonte: http://solvitoriosa.blogspot.com

.

Nenhum comentário: