Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Shangai.....uma cidade do futuro.

.
Como falei antes, estive viajando pela China e tenho muitas coisas maravilhosas para mostrar do que vi por lá.

Não sei como falar da minha surpresa quando cheguei a Xangai, primeira cidade da China que visitamos. Difícil descrever a exuberância das construções e a ousadia de seus projetos arquitetônicos.







Desde o aeroporto até o nosso hotel o que vimos foi um canteiro de obras em toda a cidade, construções e mais construções sendo levantadas, o que mais vimos foram gruas por toda a parte. (estas primeiras fotos eu perdi).

O que há pouco tempo era uma área coberta por plantação de arroz, vilas de casas populares, dão lugar a arranhas céus e prédios suntuosos numa velocidade incrível. É tão intenso o crescimento que há uma piada por lá. Sempre que surge uma nova obra pronta e acabada, alguém pergunta em tom de espanto: “Mas isto aqui estava aqui ontem?
O nosso guia local nos falou do Museu da Planificação de Xangai,onde tem uma maquete da cidade projetada para os dez anos seguintes: prédios, metrôs, viadutos.... tudo o que vai existir na cidade nestes próximos anos já está projetado.

Mas os predios antigos estão também muito preservados e iluminados.





A cidade é iluminadíssima, parece que ha uma concorrência de qual prédio é o mais iluminado. Prédios, letreiros, viadutos, tudo é cheio de luz. Estive em Paris (cidade Luz) logo depois, e acho que Xangai pode ganhar este título fácil, fácil.
Aqui um passeio de barco pelo rio Huangpu que banha a cidade. Em uma margem avistamos a parte antiga da cidade profundamente iluminada e bela. Do outro lado do rio está Pudong, a área moderna de Xangai cheia de vida e luz. Destaca-se a Torre da TV Pérola do Oriente, que dá um ar futurista à paisagem.
O passeio é DESLUMBRANTE!!!!!!!!!





A limpeza é impressionante, não se vê uma ponta de cigarro nas calçadas e imensas avenidas.

Os jardins são outro capítulo à parte, muitas flores e muito verde. Não só os jardins mas os canteiros entre as vias e tudo mais.





Mais algumas fotos 
Indo para Expo Shangai
Pavilhão dos Estados Unidos ao longe (Fila de mais de 2 horas para entrar)
A Chinezinha nos ciceroneando para o Pavilhão do Brasil
Pavilhão do Brasil (Tivemos privilégio,não entramos na fila)
Aqui encontrei uma igreja perto do Hotel
Esta vitrine era um barato. Em baixo dá pra ver um escafandrista
Comidas num mercadinho
Aqui na parte antiga da cidade
O burburinho das ruelas (Tinha muito turista)
E finalmente, o nosso passeio no trem bala
Ele levita
Pra não dizer que estou mentindo...430 Km por hora.
 .

2 comentários:

Cristina disse...

Gracia!!
Estou muito surpresa com a modernidade e encantada com a beleza dos edificios, praças, luzes, enfim...
Seus registros/fotos e comentários, como sempre, nos levam a viajar pelos mais diferentes lugares, conhecendo detalhes que, provavelmente, passariam despercebidos.
Obrigada por nos presentear com essa maravilha!
Beijos

Regina disse...

Maravilhoso!! Sempre tive muita vontade de conhecer a China, e depois dessas fotos, a vontade aumentou. Parabéns Grácia, você conseguiu nos transportar para lá!
Bjs