Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 18 de novembro de 2010



CUIDANDO DA IMAGEM PESSOAL

 


Cuidar da própria imagem não é uma questão de vaidade. Para os especialistas, trata-se, na verdade, de um fator imprescindível para quem busca o sucesso pessoal e profissional. Muitos defendem que não basta ter talento, é preciso saber vender a própria “marca”, valorizando o que se tem de melhor. É isso que chamamos de marketing pessoal, ou seja, a capacidade que algumas pessoas têm de trabalhar e expressar suas competências, habilidades e atitudes para criar, reforçar ou melhorar a sua imagem perante os outros.

Se você nunca deu importância ao tema, talvez seja a hora de rever alguns comportamentos e avaliar se está cuidando de maneira adequada da sua “marca”. Para ajudá-lo (a) nessa tarefa, relacionamos algumas dicas sugeridas por estudiosos do tema, a exemplo de Sady Bordin Filho, autor do livro 100 Dicas Para Valorizar a Sua Imagem.


Cuide da sua aparência


Cuide bem da sua saúde
Lembre-se: a saúde física, mental e emocional é o maior patrimônio de qualquer pessoa.

Pratique exercícios físicos
A atividade física vai lhe dar maior disposição para enfrentar o dia-a-dia, reduzir os riscos de doenças e ajudá-lo (a) a entrar em forma.

Invista no visual
Quando conhecemos alguém, nossa primeira análise é quase sempre em torno da sua aparência. Por isso, capriche no visual para causar logo uma boa impressão.

Cuidados com a barba e a maquiagem
Barba por fazer, denota desleixo e causa má impressão. Já as mulheres, devem ficar de olho na maquiagem, pois o exagero nesse item pode ser fatal!


Marque Presença


Mantenha o bom humor
O mau humor afasta as pessoas. Além disso, sorrir faz bem para a saúde, conquista pessoas e abre portas.

Cumprimente as pessoas
Todo mundo gosta de ser recebido com um efusivo cumprimento. Portanto, cumprimente as pessoas que você conhece com entusiasmo. Mesmo os desconhecidos merecem sua atenção: dê bom dia ao porteiro do prédio onde você mora ou trabalha; ao colega que entra no elevador; ao dono da banca de jornais, enfim, às pessoas com as quais você mantém contato no dia-a-dia.

Priorize o contato pessoal
O aperto de mão, o olho no olho, são insubstituíveis. Comece a identificar as situações que merecem um contato mais pessoal.

Diga quem é você e o que faz
Diga sempre quem você é e o que você faz. Em um primeiro contato, não hesite em dizer o seu nome, como prefere ser chamado, onde você trabalha e também o que você faz.

Impressione de imediato
Tente causar boa impressão logo no primeiro contato. Pode ser que você não tenha a chance de reverter uma impressão negativa.


Seja Organizado


Atento (a) aos prazos
Antecipe-se aos prazos e não deixe nada para a última hora. Mantenha à mão um conjunto completo de cópias autenticadas de documentos pessoais, fotos coloridas 3 x 4 e comprovantes de residência e renda. E não esqueça a agenda eletrônica com telefones dos amigos, conhecidos e colegas de trabalho. Você pode precisar deles em situações inesperadas.

Mantenha o seu currículo atualizado
As pessoas não têm tempo a perder, portanto, seja objetivo (a). Elimine dados como RG e CPF, nome da escola onde você cursou o primeiro grau, etc. Deixe claro o seu objetivo e selecione apenas os dados mais importantes que devem ser sintetizados em, no máximo, duas páginas.


Invista no seu conhecimento


Três itens essenciais
Não importa a área de atuação, procure dominar um idioma estrangeiro e o conhecimento sobre marketing e informática. Esses itens são essenciais às atuais exigências do mercado.

Domine o português
Dominar a própria língua é fundamental em qualquer área de atuação. De tempos em tempos, recicle os seus conhecimentos de português.

Não pare de aprender
Alguns especialistas dizem que perdemos, em média, 20% ao ano de tudo o que aprendemos no passado. Independente desse percentual, o momento exige que as pessoas mantenham-se atualizadas. Portanto, estude e incorpore a aprendizagem ao seu dia-a-dia.

Leia bastante
Segundo Sady Bordin Filho, parar de ler “é quase parar de pensar, de sonhar, de viver”. Hoje, as mudanças acontecem em uma velocidade quase assustadora. Um dia sem ler pode ser suficiente para deixá-lo (a) desinformado (a).


Preserve sua Credibilidade


Aprenda a dizer não e cumpra suas promessas
Nunca diga “vou dar um jeito” quando sabe que não poderá resolver o problema. É preferível ser sincero e dizer simplesmente “não posso”. Se você promete e não cumpre, estará comprometendo a sua credibilidade.

Retorne sempre as ligações
Nada mais desagradável que ficar ligando várias vezes para alguém, sem obter retorno. Por isso, reserve um horário do seu dia para responder ligações, e-mails ou fax.

Seja sempre pontual
Chegar depois da hora marcada denota deselegância e desrespeito com quem está esperando. As pessoas pontuais conquistam a admiração e a confiança dos outros.

Devolva rapidamente
Se você pegou algo emprestado, devolva o quanto antes. Não espere que as pessoas venham lhe cobrar um livro ou o dinheiro que lhe emprestou. Isso poderá comprometer a confiança que as pessoas depositaram em você.


Aja com profissionalismo

Não conte vantagens
Acreditar em si mesmo e demonstrar confiança é algo muito positivo, mas bem diferente de querer ser o centro das atenções. Não saía por aí contando vitórias para todo mundo. Antes de relatar suas experiências, escolha o momento e o interlocutor mais adequados.

Prefira sempre o “nós”
Evite usar a primeira pessoa. Quando você utiliza a expressão “nós realizamos”, você demonstra profissionalismo, espírito de equipe e postura ética. Isso aumentará a sua credibilidade.

Faça da melhor maneira possível
Dê sempre o melhor de si. Faça bem-feito e nunca pela metade. Afinal, á a sua marca que ficará registrada na tarefa que você executou.

Não perca a humildade
Por mais capacitado que seja, não subestime os outros. Pessoas arrogantes despertam sentimentos de antipatia, afastando as pessoas.

Admita os seus erros
Seja corajoso (a) e admita sempre os seus erros. Isso mostrará que você é honesto e íntegro. Mas cuidado para não repetir o erro!

Traga a solução junto com o problema
Apontar um problema é muito fácil. O mérito do bom profissional está em apontar a solução. Agindo assim, você conquistará a admiração e o respeito das pessoas.

Não dê respostas evasivas
Ou você sabe ou não sabe a resposta. Não subestime o seu interlocutor, tentando “enrolá-lo (a)”. Isso comprometerá a sua credibilidade.

Elogie os concorrentes
Isso denota maturidade e profissionalismo. Não faça como os maus profissionais que tentam valorizar os seus feitos depreciando o trabalho dos outros.

Cuidado com a superexposição
Depois de vencer as dificuldades e aprender a divulgar a sua “marca”, é hora de analisar se não está na hora de conter suas “aparições”, evitando o risco da superexposição, que pode massificar e desvalorizar uma boa marca.

Ignore os incomodados
Ignore a reação das pessoas que demonstram estar incomodadas com as suas conquistas. Encare isso como um teste de postura. Portanto, não revide, lembre-se que você tem uma imagem a zelar.

Nunca abandone um trabalho pela metade

Se você recebeu um convite tentador, não deixe o seu chefe ou o seu colega na mão. Converse com a equipe e discuta a melhor maneira de conduzir a sua saída, sem gerar grandes prejuízos para quem ficou.

Nunca fale mal das pessoas
Por uma questão ética, nunca fale mal das pessoas. Se alguém pede sua opinião sobre uma empresa ou pessoa, seja objetivo e deixe de lado as desavenças de ordem puramente pessoal.

Defina onde quer chegar


Acredite em você
Lembre-se: todos somos dotados com o mesmo potencial para conquistar objetivos. A diferença está na nossa capacidade de acreditar em nós mesmos e utilizar esse potencial para alcançar aquilo que desejamos. Portanto, defina o que você realmente quer e concentre os seus esforços nisso.

Clarifique seus objetivos
Defina um rumo, uma direção a se seguir e determine onde você quer chegar daqui a 5 ou 10 anos, tanto na vida pessoal quanto profissional. E faça quantos ajustes forem necessários ao rumo traçado, sem perder de vista o seu objetivo.

Estabeleça suas metas
Definido o objetivo, é hora de traçar as metas para conquistá-lo. Portanto, concentre os seus esforços na realização de cada meta definida.


Crie Oportunidades


Viaje sempre que possível
Além de agradável, viajar é uma fonte de aprendizagem. Você terá oportunidades para conhecer pessoas, trocar idéias, partilhar conhecimentos, enfim, para aprender!

Saia de Casa
Diz o ditado que “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, vá ao cinema, ao teatro, a exposições, coquetéis, etc. Lembre-se que os eventos informais podem se transformar em grandes oportunidades.

Faça coisas inusitadas
De vez em quando, faça algo diferente. Isso lhe dará a chance de conhecer lugares e pessoas diferentes, ampliando o seu universo de conhecimentos e relacionamentos.


Faça uma autocrítica


Liste seus pontos fortes
Todos devemos conhecer nossos pontos fortes para maximizá-los. Para saber quais são os seus, responda a alguns questionamentos, do tipo: em que me destaco? Quais são os meus atributos? Qual é o meu potencial? Se precisar, peça a ajuda das pessoas que convivem com você.

Liste os seus pontos fracos
Os pontos fracos são tão importantes quanto os fortes. Para conhecê-los, relacione as atividades que você não gosta ou considera difíceis, como por exemplo: lidar com pessoas, com números, viajar, trabalhar em locais fechados, etc. Se precisar de ajuda, converse com a sua família e amigos. Peça-lhes a sua opinião.


Dê exemplos de cidadania


Seja o exemplo
Não jogue papel na rua, segure a porta do elevador para alguém que está chegando, desligue a luz ao sair, pare na faixa de pedestre, enfim, dê exemplos de cidadania, mostre que cada um deve fazer a sua parte em benefício do bem-comum.

Fonte: Universidade CAIXA.

2 comentários:

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Olá meninas, quantas dicas excelentes para quem quer conquistar um espaço no mundo. Valeu.
abraços.

Grácia disse...

São dicas simples e maravilhosas que, vivenciadas, nos ajudarão a fazer a diferença.
É importante colocá-las como metas a seguir.
Bjs