Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


terça-feira, 30 de agosto de 2011

.


Tirar por menos...
                                                                                                     Jayme Alves

Desde menino escuto essa expressão, sempre que acontecem situações em que havia exaltação. Cresci vivenciando muitos eventos que me exigiram horas, meses, anos e décadas de aprendizado para compreender o real valor daquela experiência. Aprendi algumas direções da vida. Outras não consegui me aplicar o suficiente ainda, mas certamente, uma noite de sono antes de tomar uma decisão difícil, responder a alguém ou ficar magoado, pode trazer lucidez para aquele conflito.

Resolver conflitos pode basear-se em adiamento, fuga, confronto, conciliação ou negação. Qualquer uma dessas formas pode ser adequada, desde que não ajamos sempre da mesma maneira.

No trânsito, como exemplo, muitas discussões bobas, infantis, imaturas e impulsivas podem ser tiradas por menos.

Não seremos menos homens ou mulheres por não responder nem aceitar provocações. E, certamente, nos pouparemos de uma discussão, briga ou confronto.

Perdemos o que queremos. É uma escolha nossa o que perder. Creio que não podemos, pela preciosidade que a vida, as amizades e os vínculos têm, perder pessoas. É inadmissível perdê-las gratuitamente. Da mesma maneira por discussões como futebol ou política ou valores morais.

Deixar por menos é uma sabedoria e um aprendizado.

Li esta reflexão no Jornal do Comércio de domingo e decidi partilhar com vocês.
Bjs
Grácia
.

Nenhum comentário: