Tirar por menos...
Jayme Alves
Desde menino escuto essa expressão, sempre que acontecem situações em que havia exaltação. Cresci vivenciando muitos eventos que me exigiram horas, meses, anos e décadas de aprendizado para compreender o real valor daquela experiência. Aprendi algumas direções da vida. Outras não consegui me aplicar o suficiente ainda, mas certamente, uma noite de sono antes de tomar uma decisão difícil, responder a alguém ou ficar magoado, pode trazer lucidez para aquele conflito.
Resolver conflitos pode basear-se em adiamento, fuga, confronto, conciliação ou negação. Qualquer uma dessas formas pode ser adequada, desde que não ajamos sempre da mesma maneira.
No trânsito, como exemplo, muitas discussões bobas, infantis, imaturas e impulsivas podem ser tiradas por menos.
Não seremos menos homens ou mulheres por não responder nem aceitar provocações. E, certamente, nos pouparemos de uma discussão, briga ou confronto.
Perdemos o que queremos. É uma escolha nossa o que perder. Creio que não podemos, pela preciosidade que a vida, as amizades e os vínculos têm, perder pessoas. É inadmissível perdê-las gratuitamente. Da mesma maneira por discussões como futebol ou política ou valores morais.
Deixar por menos é uma sabedoria e um aprendizado.
Li esta reflexão no Jornal do Comércio de domingo e decidi partilhar com vocês.
Bjs
Grácia
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário