Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


terça-feira, 4 de outubro de 2011


Rio São Francisco


Parabéns ao nosso querido Rio São Francisco, que foi descoberto por Américo Vespúcio em 04 de outubro de 1501, dia de São Francisco, santo em cuja homenagem os navegadores europeus batizaram o rio e que hoje está completando 510 anos.
O nosso Velho Chico, como é apelidado carinhosamente pelos ribeirinhos,  nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais), possui uma extensão de 2700 quilômetros, atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e desemboca  no Oceano Atlântico. Sua Bacia hidrográafica também envolve parte do Estado de Goiás e o Distrito Federal. 
Produz energia para milhões de brasileiros e possibilita o sustento de muitas familias através da pesca e da irrigação.
Embora o maior volume de água do rio seja ofertado pelos cerrados do Brasil Central e pelo Estado de Minas Gerais, é a represa de Sobradinho/BA que garante a regularidade de vazão do São Francisco, mesmo durante a estação seca, de maio a outubro. Essa barragem, que é citada como o pulmão do rio, foi planejada para garantir o fluxo de água regular e contínuo à geração de energia elétrica da cascata de usinas operadas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) – Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho. É é assim que ela opera. 
 
 
A irrigação no Vale do São Francisco, especialmente no semi-árido, é uma atividade social e econômica dinâmica, geradora de emprego e renda na região e de divisas para o País – suas frutas são exportadas para os EUA e Europa. A área irrigada poderá ser expandida para até 800 mil hectares, nos próximos anos, o que será possível pela participação crescente da iniciativa privada. 
Conhecido também como rio da Integração Nacional, tem recebido investimentos do Ministério de mesmo nome, hoje sob o comando do petrolinense Fernando Bezerra Coelho, através de programas socioambientais, de saneamento básico, abastecimento e preservação da fauna e da flora, ações que objetivam a revitalização do rio em toda sua extensão e que irá melhorar a navegação no rio, permitindo a otimização do transporte de grãos (soja, algodão e milho, essencialmente) do Oeste da Bahia para o porto de Juazeiro (BA) e daí, por ferrovia, para os principais portos nordestinos.
Além disso, existe o "Projeto de Integração do São Francisco" com a implantação de 700km de canais que levarão água para 12 milhões de brasileiros que vivem no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará e que também vai melhorar a qualidade de vida dos estados banhados por seu curso natural.


O nosso desejo é que a importância do nosso querido Velho Chico nunca seja esquecida, que a sua revitalização seja realmente uma prioridade para que ele possa continuar matando a sede e dando o sustento a todos que dependem das suas águas para sobreviver.

Fontes: www.mi.gov.br ; Correio Brasiliense e Wikipedia

* * *

Nenhum comentário: