Massagem altera os músculos
Quem costuma praticar esportes ou mesmo acompanhar competições pela TV sabe que, após lesões causadas por atividade física, a primeira providência é uma massagem no local afetado. O que ainda não se sabia era que a massagem terapêutica não serve apenas para aliviar a dor momentânea: ela pode, de fato, afetar a função celular do músculo — e fazer com que ele se recupere mais rapidamente. De acordo com pesquisadores do Instituto Buck de Pesquisa sobre o Envelhecimento e da Universidade McMaster, no Canadá, as compressões e fricções do corpo reduzem as inflamações e promovem o crescimento de novas mitocôndrias no músculo esquelético, estruturas responsáveis por queimar a energia dos alimentos para transformá-la em energia.
Além da “mudança estrutural”, a massagem funciona a partir de mecanismos biológicos semelhantes aos de remédios específicos para a dor. Foi feito um exame em 11 homens jovens que haviam feito exercícios em uma bicicleta ergométrica até a exaustão muscular — antes, imediatamente após, dez minutos depois do exercício e duas horas e meia mais tarde. Apenas uma perna de cada voluntário foi massageada.
Na perna massageada, nove genes extras tiveram suas expressões alteradas. “Descobrimos que a massagem ativa a mecanotransdução (forças mecânicas que influenciam o crescimento e a forma de praticamente todos os tecidos e órgãos do corpo), o que potencializa a biogênese mitocondrial”, afirma Mark Tarnopolsky, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.
SAIBA MAIS
Usada em conjunto com outras abordagens, a massagem pode ser uma aliada em tratamentos diversos. Veja alguns exemplos:
Para eliminar toxinas e resíduos oriundos de infecções, inflamações, espasmos musculares e alterações similares
Para problemas circulatórios, que envolvem sistema linfático e veias.
Para normalização de zonas reflexivas, quer sejam áreas de dor referida direta, quer seja uma mudança tecidual indireta
EFEITOS SOBRE A PELE
A massagem atua de forma direta sobre as camadas superficiais da epiderme, tornando mais eficaz a função das glândulas sebáceas e sudoríparas. Melhora a permeabilidade dos poros; melhora a micro-circulação; aumenta a hidratação da pele; aumenta a elasticidade da pele e de estruturas abaixo desta.
EFEITOS SOBRE A CIRCULAÇÃO SANGÜÍNEA
A massagem exerce efeito aumentando o fluxo sangüíneo e linfático, devido à manipulação exercida nos tecidos; essa manipulação irá diminuir a tensão muscular e, mediante seu efeito mecânico, irá liberar agentes vasodilatadores alterando a permeabilidade da membrana, desempenhando também importante papel na regulação do fluxo sangüíneo na pele.
Em vinte minutos de massagem já é possível verificar o efeito dilucional que alteraa fluidez do sangue.
EFEITOS SOBRE O TECIDO MUSCULAR
O músculo é formado por feixes de fibras musculares. Mesmo em repouso, o tecido muscular esquelético se mantém em certo grau de contração, chamado de tônus base (tensão muscular)
A aplicação da massagem é capaz de promover a diminuição deste tônus de base, que levará a um relaxamento global. O músculo é capaz de relaxar e, quanto mais profundo o relaxamento, maior o efeito calmante acumulado sobre o indivíduo.
EFEITOS SOBRE O METABOLISMO RENAL
A massagem facilitará a remoção do lixo metabólico existente nos músculos e líquidos
intersticial por meio da corrente sangüínea; o aumento da circulação sangüínea, juntamente com os vasodilatadores irá aumentar o fluxo de sangue na medula renal, reduzindo a capacidade máxima de concentração da urina.
Vamos cuidar do nosso corpo, ele é um presente de Deus.
Fonte: Diário de Pernambuco e http://www.tre-se.gov.br
2 comentários:
Gostei muito. Bjs
Massagem é tudo de bom. Alem de todas essa vantagens, a sensação de bem estar e relaxamento pós massagem, não tem preço.
Ótima matéria.
Bjs
Postar um comentário