Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 20 de maio de 2013


Aconteceu em Petrolina no dia 15 de Agosto de 1929:
Inauguração da Catedral.


     Inaugurada solenissimamente a Catedral de Petrolina construída pela empresa Odebrecht, em estilo neo-gótico, concretização de arrojado sonho de Dom Malan, cinco anos após sua chegada a esta diocese. O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, convidado de honra, oficiou a sagração da Catedral, e Dom Augusto Álvaro da Silva, Arcebispo Metropolitano da Bahia, também convidado de honra, (poeta renomado na época, autor do livro de poesias sacras, "Cânticos da Fé", de grande beleza literária), pregou o sermão.

     Além dos senhores arcebispos presentes, compareceram ao ato diversas autoridades, pois o evento atraiu as atenções do país: os secretários de ambos os arcebispos; representação do Estado da Bahia: Dr. Aloísio de Carvalho Filho, Diretor da Faculdade de direito e da Casa Civil; Ten. Durval Faria, Chefe da Casa Militar; Cel. Ataliba Ozório, Comandante da 6ª Região Militar da Bahia; Ten. Cel. Suetônio Camucé, Chefe do Estado Maior; Pe. Lourenço Gatti e Pe. Mário Selva, Diretores dos Liceus Salesianos, de Salvador e de Sergipe; Dom Adalbert Soares, bispo da Barra (este veio pelo Vapor "São Francisco", acompanhado do Pe. Antonio Madeira Leal, Cura da Lapa; do Mercedário Frei Ângelo; do Pe. João Pedro de Souza, vigário de Sant'Ana dos Brejos; além de outras pessoas de destaque do Alto São Francisco). Os demais vieram de trem. Os representantes do governo da Bahia e da Região Militar ficaram hospedados no palacete do Cel. Miguel Siqueira, de Juazeiro.


     O "Tiro 640", as escolas do Aprendizado Agrícola, os "colégios" Aprígio Duarte, J.J. Seabra, Americano e Geraldo Rocha, incorporados à Banda do Aprendizado e da 28 de Setembro, prestaram homenagem aos ilustres visitantes, acompanhando-os até o porto de Juazeiro, de onde os mesmos foram conduzidos pelo Vapor "Carinhanha" até o cais de Petrolina.

     Lá, grande multidão os esperava, inclusive os colégios e  as Associações. No momento em que o vapor atracou, inúmeras girândolas fenderam os ares, ouvindo-se a Filarmônica 21 de Setembro. Suas Excelências foram cobertas de pétalas de rosas pelas alunas da Escola Nossa Srª. Auxiliadora e saudados por eloquente discurso do Padre Ezequiel Fraga que lhes apresentou as boas vindas em nome de Dom Malan e de Petrolina. Era o dia 13 de agosto.


     No dia seguinte, 14, chegava a representação do Governo de Pernambuco: Dr. Jáder de Andrade, Secretário de Agricultura; o Deputado e Secretário da Câmara Estadual, Dr. Gilberto Fraga Rocha; A Schola Cantorum dos alunos do Colégio Salesiano de Recife; Dr. Arruda, juiz de Direito de Rio Branco; os engenheiros Caminha, Abelardo e Getúlio.


     Os representantes do Governo de Pernambuco ficaram hospedados na residência de Dr. Souza Filho; a Schola Cantorum e os dois Arcebispos no Palácio Episcopal.
No dia 15 a "21 de Setembro" despertou festivamente a cidade. Houve desfile de todos os "colégios" de Juazeiro e Petrolina. As autoridades e os "colégios" atravessaram o Arco do Triunfo (montado na entrada da antiga rua Cel. Rabelo Padilha, em frente à catedral) e todos adentraram o gigantesco templo neo-gótico. As solenidades de sagração terminaram às 13:00h, quando os sinos repicavam festivamente.
     À noite, D. Malan ofereceu banquete de 50 talheres aos convidados, ao som da Joazeiro Orchestra, sob a regência de Motta Trigueiros.

     "Ergamos a casa de Deus e tudo crescerá a seu redor"- esta foi a palavra mais forte e marcante pronunciada naquela noite por Dom Malan, frase que repetia há alguns anos, desde que começou a sonhar com a Catedral.

      A belíssima Catedral ergue-se de chão batido, ermo enorme, numa pequenina cidade de 4 a 5 mil almas, fruto da empedernida ideia do Pastor, que trouxe, após incansáveis viagens ao Sul e à Europa, quase todo material necessário para seu acabamento: vitrais artísticos, altar-mor, estátuas para o altar-mor e altares laterais e fachada, quadros da via-sacra, cálices, castiçais, ostensórios, etc.etc.
     Erguida diante do aglomerado urbano, ela começou a forçar a ininterrupta expansão desta cidade, como Dom Malam o profetizou.
     Bela, em estilo neo-gótico, continua sendo o cartão postal mais bonito e mais querido de todos os petrolinenses.
     Foi construída longe das residências, sobre o primeiro cemitério onde descansam os corpos dos mortos de Petrolina, sendo, por isso, para nós que acreditamos na vida após a morte, energia de presença dos ancestrais e símbolo maior da ressurreição.


Fonte:Cronologia Histórico Cultural - Petrolina "A terra dos impossíveis" de Marta Luz 
           As fotos foram tiradas na Net.
...

3 comentários:

Yara disse...

Relato nuito instrutivo, que deveria ser de conhecimento de todo Petrolinense interessado na história da sua cidade.
Gostei muito! Bjs

Regina disse...

Ficou muito bom Grácia! Imagino o trabalho que deu pra você fazer essa sequência... Valeu a pena! Parabéns! Muito linda a história da construção da catedral. Muito legal!
Beijos

Cristina disse...

Matéria maravilhosa!!
Parabéns a Grácia pela postagem e a Marta Luz pelo trabalho de pesquisa e registro de história tão importante para todos nós.
Beijos