Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 28 de novembro de 2013


5 coisas que podem fazer de você uma pessoa feliz


Confira alguns itens da lista desenvolvida pelo Businness Insider e veja  maneiras de ser uma pessoa ainda mais de bem com a vida:

#1 – Ser voluntário
Fazer o bem ao próximo pode ser um grande empurrão para que você tenha uma vida mais feliz, é o que aponta um estudo realizado em 2008 e publicado no periódico Social Science and Medicine. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que faziam trabalhos voluntários para grupos e organizações religiosas apresentavam níveis de felicidade maiores do que aqueles que não faziam o mesmo, independente da classe social dos participantes.

Curiosamente, a equipe que liderou a pesquisa notou que outros tipos de boas ações – como dar dinheiro para a caridade ou doar sangue – não têm o mesmo efeito. Por esse motivo, eles acreditam que o voluntariado aumenta a empatia entre as pessoas por torná-las mais conscientes dos problemas dos outros. Em geral, os voluntários costumam valorizar aquilo que têm em vez de se lamentar pelo que não possuem.

#2 – Brincar com filhotes
Vai dizer que você consegue resistir a filhotes de gatos, cachorros e outros animais fofinhos sem abrir um sorriso? Pois saiba que esse comportamento foi comprovado pelos cientistas da Birkbeck University, em Londres, na Inglaterra, através de um estudo com 80 pessoas que tiveram suas ondas cerebrais medidas quando submetidas a diferentes atividades.

Embora encontrar uma nota de 10 libras fosse a situação que mais trazia prazer aos participantes, brincar com filhotes de cachorro foi uma das atividades que mais pontuou no índice de felicidade estabelecido pelos pesquisadores. A doutoranda Mervyn Etienne explica que brincar e acariciar animais de estimação aumenta a atividade cerebral na mesma região relacionada à mão esquerda – e isso é um sinal de felicidade.

Outros estudos também já concluíram que ter um animalzinho diminui a ansiedade, a solidão e a depressão por trazer conforto e contato físico.

#3 – Sorrir (mesmo que seja de mentira)
Saiba que mesmo aquele sorriso amarelo, meio sem jeito e sem vontade também pode fazer bem para você. De acordo com uma pesquisa da Clark University, nos Estados Unidos, sorrir traz memórias associadas à felicidade.

O estudo – que foi publicado em 2003 no periódico Cognition and Emotion – dividiu os voluntários em três grupos. O primeiro grupo precisava sorrir, ao segundo foi solicitado que fizessem uma expressão irritada e o terceiro deveria fazer de conta que estava triste. Em seguida, cartões com palavras neutras, como “árvore” ou “casa”, foram mostrados aos três grupos. Notou-se que os sorridentes tinham uma resposta mais positiva aos cartões do que os irritados e os tristes.

“Finja que você está feliz e você se sentirá feliz, finja que você está irritado e você se sentirá irritado”, resumiram os autores da pesquisa.

#4 – Viver em temperaturas amenas
Você já parou para imaginar que a temperatura da cidade em que você vive pode influenciar na sua felicidade? Será que é por isso que o Brasil costumam ficar bem colocado no ranking das nações mais felizes do mundo?

Independente disso, um pesquisador da Universidade de Osaka, no Japão, descobriu que a felicidade alcança seu ponto máximo a 13,9° C. Suas descobertas foram publicadas no periódico Weather, Climate and Society.

“Os efeitos de outras ocorrências meteorológicas – umidade, velocidade do vento, precipitações e luz solar – não são significantes”, explica Yoshiro Tsutsui, autor do estudo. De fato, isso explica porque cidades com temperaturas mais baixas, como a Noruega, Suécia e Dinamarca, costumam assumir o topo da lista dos países mais felizes.

#5 – Listar três coisas boas por dia
Que tal tirar um tempinho para pensar nas coisas boas que aconteceram durante o dia? Essa é a sugestão de Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que acredita que podemos ser mais felizes ao anotarmos durante uma semana três coisas boas que aconteceram durante o dia junto com uma justificativa.

Em um estudo realizado com cerca de 600 pessoas, o pesquisador descobriu que essa técnica baseada em uma psicologia positivista faz com que a felicidade aumente e os sintomas de depressão diminuam por seis meses.

“As três coisas não precisam ser extremamente importantes (‘Meu marido passou para comprar meu sorvete preferido no caminho do trabalho para casa hoje’), mas podem ser relevantes (‘Minha irmã acabou de dar a luz a um menino saudável’)”, explica Seligman no seu livro Flourish: A Visionary New Understanding of Happiness and Well-being.



Nenhum comentário: