Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Irmãs e Amigas


CAFÉ COM AS AMIGAS


No final de uma palestra sobre saúde na Universidade de Stanford o palestrante apontou, entre outras coisas, que os estudos mostram que uma das melhores coisas que um homem pode fazer por sua saúde é se casar: o casamento aumenta a longevidade e o bem-estar pessoal do homem.

Questionado sobre a saúde da mulher, o palestrante apontou um dado surpreendente: ao invés do casamento a mulher precisa cultivar seus relacionamentos com as amigas!

Essa declaração provocou risos na platéia, mas o professor fundamentou o fato muito à sério.

Os estudos realizados mostram que as mulheres se conectam de maneira diferente dos homens e fornecem outros sistemas de apoio que as ajudam a lidar com experiências estressantes e difíceis em suas vidas.

"Tempo com Amigas" é muito significativo no nível fisiológico: ajuda a produzir mais serotonina (neurotransmissor) que auxilia no combate à depressão e cria um sentimento geral de bem-estar. As mulheres tendem a compartilhar seus sentimentos, enquanto os homens geralmente se conectam em torno de tarefas. Eles raramente se sentam com um amigo falando sobre como se sentem sobre algo, ou como está sua vida pessoal. Falam de trabalho, esportes, carros, mulheres, etc. mas dos seus sentimentos, raramente...

As mulheres fazem isso o tempo todo. Elas compartilham sentimentos e emoções das profundezas de suas almas com suas amigas, e parece que isso realmente contribui para a sua própria saúde.

O conferencista acrescentou, ressaltando que o "tempo gasto" com amigas é tão importante para a saúde das mulheres como correr ou fazer ginástica.

De fato, há uma tendência (errônea) de pensar que quando nos envolvemos com alguma atividade física estamos fazendo algo de bom para o nosso corpo, enquanto que quando conversamos com as nossas amigas, "desperdiçamos" o tempo em vez de fazer algo mais produtivo.

O orador salientou que não manter relacionamentos de qualidade com outras pessoas prejudica a nossa saúde física tanto quanto o fumo!

Portanto, cada vez que nós (as mulheres, é claro) sentamos para conversar com uma amiga estamos fazendo algo muito benéfico para a nossa saúde.
Então... "Tim-Tim" ao café, chá, suco, etc. com as amigas!

(Recebi por e-mail, sem a autoria, e não consegui descobrir ainda. Procurando...)

6 comentários:

Yara disse...

Muito bom!!!!!Estou precisando disso.

Cristina disse...

Com certeza, Yara!!
Que tal ir fazer Pilates, voltar pra pintura, marcar um encontro com as amigas que há muito tempo não vê?
Pena que a gente mora tão longe...
Beijos

Regina disse...

Muito interessante o texto. E concordo plenamente... me sinto muito bem depois de uma conversa com as amigas. Valeu!
Beijos

Grácia disse...

Um texto lindo e verdadeiro!!!! Nosso papos desses dias de irmãs e amigas, foi muito "benéfico para a nossa saúde", física e espiritual. Beijos

Cristina disse...

Com certeza Grácia!! Voltamos renovadas, revigoradas...
Beijos

Ivone Caffé disse...

É bom termos amigos com quem possamos dividir não só nossos problemas, angústias, medos incertezas , mas alegrias, risos, jogar conversa fora , esvaziar a mente ... etc... Momentos maravilhosos, principalmente nas horas de oração!Adorei cada minuto! bjs!