Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


terça-feira, 5 de novembro de 2013

HOJE È O DIA DA CULTURA




“Cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito.”
Autor – Fernando Pessoa














A  palavra Cultura é entendida como o conjunto de crenças, costumes, valores espirituais e materiais, realizações de uma época ou de um povo, manifestações voluntárias que podem ser individuais ou coletivas pela elaboração artística ou científica.

No Brasil há uma enorme diversidade cultural.  Nossa língua oficial é a portuguesa, mas várias são as formas de como ela é difundida. Cada região do Brasil possui peculiaridades marcantes, o que nos torna um país múltiplo. No entanto, mesmo com essa diversidade, existem elementos como o samba, nosso típico arroz com feijão, nosso futebol, dentre outros, que nos identificam com nossa cultura brasileira.

Em cada canto, as peculiaridades entre os diversos grupos sociais caracterizam as diferenças culturais. Por outro lado, o que une as pessoas de um mesmo grupo são as semelhanças culturais. Essa semelhança cultural entre pessoas de um mesmo grupo é o que chamamos de  identidade cultural. Quando nos referimos aos habitantes das regiões norte, sul, nordeste, sudeste e centro oeste, sempre vem à memória um conjunto de símbolos, costumes, usos e valores comuns às pessoas daquelas regiões.

Portanto, podemos dizer que os brasileiros têm uma identidade cultural que é diferente da identidade cultural dos povos de outros países. Para entender onde estão essas diferenças e semelhanças, estude com cuidado o glossário abaixo, onde se encontram diversos componentes da cultura: 

Conhecimentos: são informações que as pessoas vão acumulando e relacionando entre si, de acordo com sua vivência. Cada cultura privilegia um conjunto de conhecimentos para passar de geração a geração. 

Crenças: é algo em que se acredita como, por exemplo, a fé religiosa. 

Valores: podem ser objetos ou, como queremos destacar aqui, princípios e padrões que guiam o comportamento das pessoas. 

Normas: são  as regras, em  geral não escritas, mas  conhecidas por todos,  que  orientam  como as pessoas devem
agir cotidianamente. 

Símbolos: elementos físicos ou sensoriais, com significados que o homem atribui de acordo com o momento histórico ou lugar. Por exemplo, uma bandeira é um símbolo, um gesto de mão pode ser um símbolo. 

Usos: padrões  de comportamento  reconhecidos  e aceitos pelo  grupo  social;  embora  bastante  adotados,  não  são
obrigatórios. 

Costumes: padrões de comportamento que o grupo social espera que seus integrantes adotem. 

Leis: são regras de comportamento  normalmente escritas, complexas, que  cada sociedade (nem todas)  adota como

forma de organizar e facilitar o convívio. 

Tradições: é o conhecimento que se transmite oralmente de geração para geração. 

Hábitos : maneira de ser e agir que se repete com frequência, sem racionalização. 

Personagens: históricos e contemporâneos, locais e regionais, ligados às artes, à literatura, à história e a política.

O conjunto  desses  elementos  em diferentes  combinações  constitui  a cultura de  um país  ou de  um  grupo  social.
Quando um indivíduo entra em  contato com um grupo social de cultura muito  diferente da sua,  reações  diversas po- dem ocorrer: embate, rejeição, aceitação ou assimilação. Quando uma pessoa age de modo estranho, mesmo dentro de seu  grupo social,  pode ser rejeitada. Portanto,  a compreensão  do que  são e  como funcionam  os  elementos da cultura é importante, para compreendermos as diferenças e aprendermos a conviver com elas.
... 

Nenhum comentário: