Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


terça-feira, 26 de novembro de 2013


Feng Shui o equilíbrio de energias
Confira as dicas de Feng Shui e veja como utilizar o ba-guá em seu lar!

O Feng Shui é uma técnica oriental milenar desenvolvida pelos chineses há mais de 5.000 anos. Ela busca equilibrar a energia do ambiente favorecendo áreas específicas da vida contemporânea e proporcionando a plena felicidade. Com o Feng Shui é possível harmonizar o ambientecombinando sabedoria oriental e bom gosto. Ele pode ser aplicado em toda a residência, num cômodo específico ou até mesmo no local de trabalho.

O primeiro passo é identificar onde está cada área da sua vida e, a partir disso, cores e objetos poderão ser utilizados para possibilitar que a energia flua melhor naquele setor. Para tanto será necessário dispor da planta do ambiente e de um ba-guá.

Ba-guá é uma espécie de bússola octogonal na qual cada lado representa uma área da vida. Basicamente é um mapa de energias do imóvel que mostra como utilizar as cores para ativar as energias de cada ambiente.


Para descobrir como harmonizar o ambiente é necessário posicionar o ba-guá sobre a planta do lugar, alinhando o lado referente ao trabalho com a parede da porta de entrada principal. Móveis, plantas e cores podem auxiliar ou prejudicar o desenvolvimento de cada área da vida dependendo do posicionamento de cada item no ba-guá.

Veja como aplicar essas dicas em casa

- Pendure um ba-guá espelhado do lado de fora da casa ? na porta, por exemplo ? para refletir os maus fluidos; 
- Evite colocar camas sob a janela;
- Não posicione espelhos no teto, em frente ou atrás da cama;
- A cama deve ser encostada na parede. Mas, do outro lado, não pode haver banheiro ou cozinha; 
- A porta do quarto não deve ser em frente à entrada de outro quarto, banheiro ou cozinha;
- Não é indicado que haja água próximo ao local que está o fogão. Portanto, evite colocar o fogão ao lado da pia ou encostado em uma parede que tenha no outro lado caixa d?água, cisterna ou banheiro.

No Feng Shui existe uma forte relação entre os elementos da natureza e as cores. Decorar um ambiente com um tom adequado a área do ba-guá pode ser decisivo no equilíbrio da energia. Por isso, é importante conhecer o efeito de cada cor.

Saiba o significado das cores

No escritório ou quarto de estudos é indicado o amarelo, pois estimula o intelecto e a comunicação.

No quarto de pessoas muito agitadas é recomendado o azul em tons claros, porque é calmante a propícia o sono.

Em qualquer ambiente que tenha móveis ou objetos coloridos para alegrar o cômodo, indica-se o branco.

Na sala, sala de jantar ou qualquer outro cômodo onde o diálogo seja necessário, recomenda-se a cor laranja, que é excelente para estimular os sentidos, a criatividade e a comunicação. Mas cuidado, porque, em excesso, pode gerar rebeldia.

Em locais dedicados à meditação e oração, use moderadamente as cores lilás e violeta, pois proporcionam calma, tranquilidade e paz. Lembre-se de usar com cautela, pois o uso dessas cores em abundância pode gerar ansiedade e depressão.

Representantes do elemento água, as cores preto e cinza devem ser usadas apenas em detalhes de decoração, pois são opressivas que geram angústia.

O verde é associado ao elemento madeira, ideal para aumentar a energia de banheiros e também é indicado para os lares de pessoas com problemas de saúde. Apenas evite colocar no mesmo ambiente verde e vermelho.

Vermelho simboliza o elemento fogo, estimula a auto-estima, os relacionamentos afetivos, o sucesso e a sexualidade. Deve-se usar moderadamente, pois é muito instigante e, em excesso, favorece mudanças repentinas de humor e causa discussões.

Entenda mais sobre os cinco elementos do Feng Shui

Madeira, fogo, terra, metal e água são os elementos da natureza que norteiam o Feng Shui. Interligados desde o começo do mundo, estes elementos interagem influenciando toda energia num ciclo sem fim:

Madeira - representa a energia em expansão. Está associada ao crescimento e à primavera. Madeira em excesso em um cômodo pode gerar crítica e teimosia. Falta de madeira causa passividade. Para reduzir sua força utilize metal e fogo e , para ampliar sua ação, use água. Cor: verde.

Fogo - considerado o ápice da vida propicia intolerância, raiva e agressividade quando está em demasia num ambiente. Sua ausência gera introspecção. Para anular: terra ou água. Para fortalecer: madeira. Cor: vermelho.

Terra - em excesso proporciona seriedade e tristeza, em escassez gera falsidade e egoísmo. Para anular: madeira e metal. Para fortalecer: fogo. Cor: amarelo.

Metal - a concentração de metal num ambiente ocasiona intolerância e discussões. Ausência de metal favorece a timidez. Para anular: água e fogo. Para fortalecer: terra. Cor: branco.

Água - excesso de água ocasiona angústia. Ausência de água prejudica a eficácia das pessoas. Para anular: terra ou madeira. Para fortalecer: metal. Cores: preto e azul.




Nenhum comentário: