Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 2 de novembro de 2011


1001 Maneiras de perguntar ao Google


Conheça os mais úteis recursos do site.

USAR ASPAS:

Para que serve: restringir a busca a sites em que a frase ou a expressão apareça exatamente como descrita entre as aspas. Ótimo para descobrir o autor de uma citação famosa ou o cantor daquela música cujo refrão não sai da cabeça. Mas é preciso conhecer as palavras corretas para obter o resultado desejado. Exemplo: digitar sem aspas as palavras "independência" e "morte" traz cerca de 7,5 milhões de resultados. Quando se digita a expressão "independência ou morte", esse número cai para menos de 190000 - um universo muito mais definido.

EXCLUIR PALAVRAS :

Para que serve: quando uma palavra é precedida pelo sinal de menos, o buscador seleciona apenas os resultados em que o termo não aparece. Isso tira da jogada a maioria dos links sobre assuntos "homônimos", por assim dizer. Exemplo: para pesquisar informações sobre o navegador português Vasco da Gama, digite Vasco Gama -futebol. Dessa forma, o time carioca sai da pesquisa, tornando-a menos "poluída"

FILTRAR POR TIPO DE PESQUISA:

Para que serve: a coluna que aparece à esquerda da lista de resultados da busca contém filtros para direcionar a pesquisa. Exemplo: ao procurar informações sobre Auguste Rodin, direcione o resultado para Imagens (para ver obras do escultor francês), Notícias (para saber sobre exposições) ou Discussões (para obter a listagem de fóruns em que o artista tenha sido citado).

DETERMINAR A FONTE:

Para que serve: restringira busca a um site específico. Para isso, insira os termos de interesse e o endereço do site no campo de pesquisa. Exemplo:tsunami site:veja.abril.com.br levará apenas a matérias sobre tsunamis publicadas no site de VEJA.

FAZER CÁLCULOS:

Para que serve: utilizar o site do Google como calculadora. Basta inserira operação desejada na caixa de pesquisa, usando sinais ou palavras para descrever a conta. Exemplos: soma (16+4 ou 16 mais 4); subtração (16-4 ou 16 menos 4); multiplicação (16*4 ou 16 vezes 4); divisão (16/4 ou 16 dividido por 4); potência (16A4 ou 16 elevado a 4); raiz quadrada (sqrt 16 ou raiz quadrada de 16).

CONVERTER MOEDAS E MEDIDAS:

Para que serve: em vez de procurar sites que fazem conversão de moedas ou de medidas como massa, comprimento e temperatura, pode- se realizar a operação no próprio buscador, com comandos intuitivos. Exemplos: 100 reais para dólares; 100 quilos para libras; 100 km para milhas; 100 Fahrenheit paraCelsius.

BUSCA DE IMAGEM:

Há duas formas de obter informações relativas a imagens no Google:

POR PALAVRA:
Para que serve: encontrar imagens relacionadas a qualquer tema, de objetos palpáveis a questões abstratas, por meio de descrição - por exemplo, "vestidos de noiva", "pássaro voando" ou "insanidade". Utilize os filtros localizados na coluna à esquerda da tela para refinar a pesquisa, definindo cores, assunto e resolução da foto ou da ilustração

POR IMAGEM:
Para que serve: procurar informações a partir de uma imagem - foto ou desenho - em formato digital. O usuário arrasta o arquivo para a caixa de pesquisa e o site tenta reconhecer a figura retratada. Ele pode fornecer informações sobre a pintura, a paisagem, o logotipo ou o animal que aparece na imagem. Se não reconhecer a figura, o site vai sugerir imagens semelhantes e pedir uma dica, para facilitar a busca.

DEFINIR A DATA DE PUBLICAÇÃO:

Para que serve: em combinação com os filtros primários (Imagens, Vídeos, Notícias etc.), o internauta pode determinar o período em que a informação foi publicada na web e classificar os resultados por data. Exemplo: para saber apenas sobre furacões ocorridos recentemente, e não outros quaisquer, o internauta clica em Notícias no primeiro bloco de filtros. Abaixo, pode escolher "Na última semana" e "Classificados por data". Assim, a notícia mais recente aparece no topo da lista.

Texto retirado da Revista VEJA - Editora ABRIL- edição 2234 - ano 44- nº37 - 14 de setembro de 2011

2 comentários:

Grácia disse...

Adorei a matéria, as dicas são bem legais e facilita muito a busca.
Beijão!

Regina disse...

Muito bom! Facilita bastante!
Bjs