Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 6 de novembro de 2011

DICAS PARA PECHINCHAR E SAIR GANHANDO


Pechinchar é uma arte. Muitos consumidores já nasceram com esse dom, e quem acha que não tem coragem (ou cara de pau) suficiente para barganhar os preços nas lojas precisa aprender, senão estará desperdiçando dinheiro a cada compra.

Confira neste post 13 dicas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) para tornar a sua pechincha mais eficaz.

o Pesquise – Nunca deixe de pesquisar preços do produto em diversas lojas concorrentes; eventualmente, você irá achar uma loja com um valor mais barato. Para quem prefere evitar o “bate-perna” e fazer suas compras pela internet, pode contar com o auxílio de ferramentas de comparação de preços, como BuscaPé, Bondfaro e JáCotei.

o Pechinche sempre – Sempre que for adquirir algo, negocie o preço, pechinche. Mesmo que achar barato.

o Evite as datas comemorativas – Quanto mais próximo das festas deixar para comprar, mais caro os produtos ficarão. As compras podem ser feitas antes ou depois, quando há “queima de estoques” nas lojas.

o Evite os lançamentos – Não compre produtos recentemente lançados no mercado. Corre-se o risco de pagar caro. Procure comprar o produto na época de oferta maior. A redução do preço pode chegar a até 50%.

o Evite os desatualizados – Produtos que irão sair de linha também não são uma boa opção de compra. Um carro, por exemplo, no momento em que for vender, terá uma redução significativa do valor.

o Não tenha vergonha – O máximo que o lojista vai dizer é ‘não’. Não tenha vergonha, estabeleça como meta a pechincha. A loja só dá desconto se o cliente pedir.

o Supermercados – Mercados de grande rede são mais difíceis de negociar. A política é trabalhar com tabela de preços. “Mas isso não quer dizer que não aceitem negociação”. Procure andar com os panfletos da concorrência, por exemplo.

o Tenha metas - Tente sempre responder à pergunta: qual o máximo que você quer (pode) pagar? Use a pesquisa de preços para saber.

o Obtenha conhecimento – Conheça bem o produto que deseja comprar para poder argumentar com o vendedor e rejeitar acessórios ou extras de que você não precisa.

o Seja humilde – Ao conversar com o vendedor, não seja prepotente, mostrando de forma arrogante que você conhece tudo sobre o produto. Mostre humildade e pergunte.

o Controle o seu entusiasmo – Não demonstre entusiasmo sobre a possibilidade de comprar; mantenha o silêncio e ouça mais do que fale. É necessário exercitar os seus dotes de ator ou atriz nessas horas.

o Considere o parcelamento - Produtos de valor maior podem ser comprados a prazo. Na hora de pesquisar, tão importante quanto saber os preços à vista, é saber o preço deles à prazo. Certas vezes, o preço total a prazo pode valer mais a pena na loja em que o produto à vista é mais caro; dependendo dos juros cobrados.De acordo com o Ministério Público algumas empresas somam os juros no preço total do produto, igualando os preços à vista e a prazo e confundindo o consumidor.

o Atitude – Seja ousado no fechamento do negócio: tome atitudes diretas. O vendedor provavelmente não vai querer perder um negócio quase fechado por causa de um desconto ou um brinde.

Fonte: Endividado.com.br

Um comentário:

Cristina disse...

Ótimas dicas!!
Eu já pratico o pedido de descontos, a negociação, mas é preciso estar seguro para conseguir bons resultados.
Amei!!