Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 30 de junho de 2013


Música é vida...

VIVE, belíssima música de Djavan, que nos surpreende  com sua profunda sensibilidade de criação, na interpretação inigualável e abençoada por Deus, de Maria Betânia. 
Djavan é quem acompanha, no violão, a bela interpretação de Betânia.


sábado, 29 de junho de 2013


Hoje é aniversário de Renato.


Parabéns Renato!
Desejamos saúde, paz, amor, grandes alegrias, prosperidade,
 grandes realizações pessoais e profissionais.
Que Deus seja presença constante em sua vida, te abençoe sempre
e te encha de paz e muitas felicidades.
Feliz aniversário!
.

Dia de São Pedro


São Pedro, o Apóstolo e pescador, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.


Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil, mas também com muitos arraiás, quermesses e fogueiras, tal como o dia de São João.

***


Lembrando da nossa infância lá em Juazeiro, na casa da nossa vó Mariquinhas, recordo da casa cheia de amigos que vinham rezar a novena em honra a São Pedro, de quem vovó era devota. Muitos prometiam ao santo uma chave se conseguissem comprar uma casa, e acho que foram muitas as promessas cumpridas, pois o nicho onde ficava o santo era repleto de chaves.


Vovó ficou viúva muito cedo e tenho a impressão que a sua devoção a São Pedro tem origem aí. A casa onde morou em Juazeiro tem um letreiro em cima do portão que diz: VILA SÃO PEDRO.

Aqui as irmãs em frente a casa!!!!!


...

sexta-feira, 28 de junho de 2013


FELIZ ANIVERSÁRIO YOLANDE!!!
 

Que Deus derrame muitas bençãos sobre a sua vida, especialmente neste dia que celebra o seu aniversário, e que lhe dê muita saúde, garra e determinação para seguir em busca da realização dos seus sonhos e da conquista de seu espaço e da sua felicidade.
Beijos

Em homenagem a esse dia especial, transcrevemos o maravilhoso texto que fez registrando um resumo da história da sua vida:


AUTO RETRATO
Yollande Caffé

Meu nome é Yolande, herança da minha avó paterna que se chamava Yolande Alves de Lima. Graças a Deus minha mãe fez esta homenagem a ela, pois poderiam me chamar de Pedrina, já que nasci no dia 28 de junho, véspera de São Pedro.

Nasci em Juazeiro da Bahia pois meu pai fazia questão de filhos baianos. Não precisava ser da capital; o importante era a baianidade. 
Na verdade, eu queria ser pernambucana, mais especificamente petrolinense, mas como não sou, só de ousada me fiz “baiambucana”, nordestina com muito orgulho.

A minha infância foi tranquila e feliz, cheia de brincadeiras e traquinagens. Fiz tudo que era permitido a uma criança. Atirei o pau no gato, rodei com a ciranda cirandinha, apanhei por causa da boca de forno, me escondi e fui encontrada.

A estrada da minha vida começou a tomar forma a partir dos 14 anos. Foi sendo desenhada cheia de curvas, as quais foram advertidas mais que depressa, pelo espelho, para não serem perigosas. Nela tinham subidas que me deixavam empolgada, querendo chegar ao infinito, esquecendo que eram seguidas de descidas, muitas vezes solitárias e mal iluminadas.

Foi minuciosamente planejada para ser bem conservada e cheia de sinalizações: proibido ultrapassar o limite permitido; reduza a velocidade; é proibido estacionar; siga sempre em frente.

O que mais gostava era a geometria dos acontecimentos porque eles me deixavam bastante quadrada de preocupação, lunaticamente redonda de desejos, num carinho retangular de amigos e num enorme triângulo de indecisão para escolher qual dos dois pretendentes seria o inquilino do meu coração.

Sou do signo das águas e por isso costumava ficar no vai e vem da paixão, tirando onda de quem esquecia de afogar a tristeza e salvar a alegria; de quem mergulhava na profundeza da dor tendo o por do sol como remédio.

E agora, chegando na noite da caminhada, os filhos enchem de estrelas o meu querer, distribuem sonhos em cada pouso e esperança em cada amanhecer. Os netos desfazem os nós e constroem, em linhas retas, um castelo de amor.

E sendo assim, como o rio da vida, vou seguindo tranquila, me preparando para desaguar no grande mar da transformação que se chama morte. E quando isso acontecer (espero que demore), ficará gravado no coração dos que me amam, o slogan da minha biografia a frase de Vinicius de Moraes: “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”.

♣  ♣

quinta-feira, 27 de junho de 2013


Nossa Senhora do Perpetuo Socorro


Ó Mãe do Perpétuo Socorro eis aqui diante de vossos pés um pobre pecador, que recorre a Vós e põe em vós a sua confiança. Ó Mãe de Misericórdia, tende piedade de mim. Sei que todos Vos chamam de refúgio e esperança dos pecadores. Sede também o meu refúgio e a minha esperança. Socorrei-me, pelo amor de Jesus Cristo.

Louvo e agradeço a Deus que, pela sua misericórdia me inspirou uma grande confiança em vós. Confesso Ter caído muitas vezes no pecado, por não Ter recorrido a vós, mas com o Vosso socorro serei sempre vitorioso. Sei que haveis de me ajudar, se me recomendar a Vós; mas nas ocasiões perigosas temo não Vos invocar e causar assim a perda de minha alma. Peço -vos encarecidamente, me concedeis a graça de Vos invocar nas necessidades e tribulações.

Nossa Senhora, rogai por nós.
Amém.


quarta-feira, 26 de junho de 2013


Porta Retrato

Parte das "Caffés" no São João em Petrolina/PE:


♦  ♦  ♦

terça-feira, 25 de junho de 2013


Da Tagarelice
por Paulo Coelho


Lowon é um personagem que certas tradições usam para definir o discípulo que – embora tenha muito boa vontade – acha que já sabe tudo.

Conta uma destas histórias, que certa vez Lowon conseguiu encontrar-se com um dos mais sábios homens de seu tempo, e ficou horas seguidas conversando com ele. Assim que saiu, foi cercado pelos discípulos do mestre – curiosos em saber o resultado da conversa. Mas Lowon começou a bater com a cabeça num muro, visivelmente envergonhado.

“E então, o que ele falou?” perguntaram os discípulos.

“Seu nome, na hora que fomos apresentados”, respondeu Lowon. “Durante o resto do tempo, fui eu quem falei. Estava tão preocupado em mostrar o que sabia, que terminei não aprendendo nada”.

***

Fonte: http://g1.globo.com em 17/06/13

domingo, 23 de junho de 2013


VIVA SÃO JOÃO
Yolande Caffé Lima


Junho chegou trazendo com ele aquele friozinho gostoso que aproxima os casais e explode os rojões da saudade e da imaginação. 

As bandeirolas e os balões coloridos anunciam que é São João e que os nossos entes queridos estão chegando para festejar com quentão, milho assado, canjica e pé-de-moleque, a beleza do encontro.
Em Petrolina, a sanfona começa cedo; tem pressa de anunciar as quadrilhas, de ouvir o chiado da chinela que dá ritmo ao forró pé de serra.

As barracas enfileiradas marcam o compasso do nosso coração, que não aguenta de tanta expectativa e felicidade. E cada uma tem um nome exótico, cheio de criatividade e rebeldia, aflorando a imaginação e também a cumplicidade. 

O cupido, que rodopia na cestinha colorida com os recados de amor, faz as mocinhas e os rapazes suspirarem de alegria, na certeza do encontro com sua “maçã do amor”, doce como o primeiro beijo. 

No palco, anunciam cantores renomados, que cantam o Nordeste e enaltecem o sertanejo, com suas lutas e glórias, com sua força que brota das mãos calejadas transformando o calor da terra rachada em aconchego de abraço amigo. Que compartilha a colheita pequena, que se transforma em um banquete de exemplo e de solidariedade. 

O São João tem "xero" no cangote da Carolina de Gonzaga, o rala bucho à luz do candeeiro na sala de reboco, o parque de diversões que faz girar, na roda gigante, os sonhos e as realizações de homens e de mulheres que nunca tiveram “muito”, mas que conhecem a grandeza do amor.


sexta-feira, 21 de junho de 2013



Hoje é dia de Festa!!
Aniversário de Beto.


Parabéns Beto!
Aqui deixamos nosso carinho por você...
Nosso abraço...
Nossa amizade...
Desejando que você tenha muitas alegrias, muita paz, muito amor...
 não só hoje, mas em todos os dias...
Felicidades!!!

Que Deus ilumine seus passos...
São os nossos mais sinceros votos.
...

quinta-feira, 20 de junho de 2013


Música é Vida....





Dez Poemas Diferentes
Santanna

Pra cada lágrima triste que chorei
Surgiram dez poemas diferentes
Ao pai agradeço a estrada que passei
Passei e se ele quiser vou novamente.

Pois quem acredita em Deus
Não tem medo da escuridão
Aprende que quem faz o mal só merece perdão.
Perdão que é o perfume da flor
O abraço contra a solidão
Sorriso no rosto e a bondade estampada nas mãos.

Pra cada mentira que um dia suportei
Em mim uma verdade falava docemente.
Que o bem não estava nas sobras que eu dei
O pobre é aquele que ajuda indiferente.

Pergunte pro seu coração
Se fez pensando em receber
Se a gente pode ser feliz vendo o outro sofrer.
Pergunte pro seu coração
Se foi certo o passo que deu
Porque se a gente melhorar
Vence você e eu.

O amor é benção que vem de Deus
Há quem diga: é só meu!
O amor é de quem quiser, quem tiver.
O amor é a chave de uma razão
Que sempre tem solução
Pra tudo que a gente quer

Oh coisa boa é namorar....
  ###

quarta-feira, 19 de junho de 2013


Matingueiros

Ontem à noite fomos assistir a apresentação dos "Matingueiros", na Concha Acústica de Petrolina, e ficamos encantadas com a música, as danças e o figurino.



"Fundado em maio de 1999, o grupo Matingueiros tornou-se a maior manifestação pára - folclórica do vale do rio São Francisco. 
Através da música, dança, figurinos e cenários, o espetáculo acontece. 
Dentre os folguedos representados estão a ciranda, côco, samba de véio, maracatu, caboclinho, xaxado, frevo, afoxé, maculelê, baião, xote e muitos outros que tornam a cultura nordestina do Brasil uma das mais diversificadas do mundo."
"O grupo já possui 03 CD's, onde teve a participação de artistas como Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Quinteto Violado, Naná Vasconcelos, Jessier Quirino, entre outros, e o seu espetáculo já levou a cultura nordestina ao Brasil e exterior, pondo em evidência esse trabalho tão artesanal que numa profusão de sons, imagens e impressões celebram a identidade do nosso povo e mostram a grandiosa arte de ser Matingueiro."

Como não poderia deixar de ser, registramos algumas passagens do show para compartilhar com vocês. Vejam as fotos:
 











Fotos: Ivone Caffé