Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sábado, 29 de junho de 2013


Dia de São Pedro


São Pedro, o Apóstolo e pescador, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.


Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil, mas também com muitos arraiás, quermesses e fogueiras, tal como o dia de São João.

***


Lembrando da nossa infância lá em Juazeiro, na casa da nossa vó Mariquinhas, recordo da casa cheia de amigos que vinham rezar a novena em honra a São Pedro, de quem vovó era devota. Muitos prometiam ao santo uma chave se conseguissem comprar uma casa, e acho que foram muitas as promessas cumpridas, pois o nicho onde ficava o santo era repleto de chaves.


Vovó ficou viúva muito cedo e tenho a impressão que a sua devoção a São Pedro tem origem aí. A casa onde morou em Juazeiro tem um letreiro em cima do portão que diz: VILA SÃO PEDRO.

Aqui as irmãs em frente a casa!!!!!


...

3 comentários:

Cristina disse...

Lembro muito de ver as chaves junto ao Santo mas não recordo de participar das novenas.
Mas essa casa com o letreiro "Vila S Pedro", realmente faz parte da nossa história.
Penas que sempre teria que faltar uma de nós na foto, por falta de um fotógrafo e nessa faltou você né Grácia!! Deveria ter colocado também a outra. rsrsrsr
Beijos

Regina disse...

Me lembro muito das chaves também.
Concordo com Tina, você deveria ter colocado a outra foto também, Grácia.
Bjs

Grácia disse...

Mas esta foto representou muito bem tudo o que queriamos mostrar e matou um pouco a saudade dos tempos bons que passamos aí. Beijos