Driblando a Tensão
Excesso de trabalho, agenda lotada, trânsito engarrafado, pouco tempo para os filhos e pressão do dia a dia abrem portas para ondas de estresse. Segundo
a Organização Mundial da Saúde, o Stress é a Epidemia do Milênio. O
ritmo acelerado imposto pelo mundo moderno exige desde cedo uma postura
exagerada de responsabilidades que podem gerar cansaço, fadiga,
mal humor e em última instância, até doenças cardíacas.
O estresse em si não é ruim. Trata-se de uma reação do organismo a uma situação de perigo. O ruim e perigoso é quando a situação ameaçadora persiste. "A continuidade desse quadro de estresse e as respostas a ele podem levar a situações que são anunciadoras de doenças, como dor no corpo, insônia, mau humor e diminuição da vontade de trabalhar. Se permanecerem por muito tempo, pode surgir enfermidade", adverte o clínico geral Francisco Barreto, do Hospital Português.
"Se a pessoa que vivencia um quadro de estresse tiver um bom coração, tudo bem, mas se é fumante, obesa, sedentária e come muita gordura, pode sofrer um infarto."
A pessoa estressada diminui a respiração e contrai os músculos, o que leva a sentir dores. Se a dor persiste, a pessoa passa a ter dificuldades para dormir, criando assim um círculo vicioso. Como não se dorme bem, fica-se mais estressado, o que agrava as dores.
A boa notícia é que podemos mudar o estilo de vida para o corpo não adoecer.
Mande o estresse para longe
Através da atividade física, são liberadas endorfinas (substâncias produzidas pelo cérebro), uma espécie de analgésico natural que consegue minimizar os efeitos das tensões.
2 .Permita-se relaxar
Ioga e acumputura, por exemplo, auxiliam no combate ao estresse. A meditação transcendental também ajuda a manter e controlar os pensamentos. É uma prática ideal para as pessoas que perdem o sono pensando nos problemas e nos afazeres.
3. Melhore o seu estilo de vida
É necessário reservar um tempo para o ócio e o lazer. Também é fundamental alimentar-se bem e dar boas risadas com os amigos.
4. Busque o autoconhecimento
Vale a pena compreender os seus verdadeiros desejos e não viver em busca de um modelo de felicidade imposta pela sociedade.
5. Tente trabalhar com o que gosta
Ao ter foco na realização profissional e não apenas no salário, os problemas do ofício se tornam menos estressantes.
Fonte: Jornal do Comércio de 02/06/2013. Caderno Arrecifes
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário