Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sábado, 1 de junho de 2013



PAVLOVA


Dia destes, assistindo a um programa de culinária na TV, me deparei com esta maravilha de sobremesa, tão simples e tão especial, a PAVLOVA.

A pavlova é uma sobremesa  em forma de bolo  e a base de merengue  cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova . É crocante por fora e macia por dentro, sendo por vezes decorada com frutos em cima.

A sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e estes reivindicam a invenção da iguaria , o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países.

É uma sobremesa muito popular e tem um grande importância na gastronomia dos dois países, sendo muitas vezes servido em festas tradicionais como o Natal.   

Aqui vai a receita:

Pavlova de Frutas


      INGREDIENTES:


Para o suspiro:
4 Claras
250 g de Açúcar
2 colheres (chá)de Amido de milho,
1 colher (chá)de Vinagre de vinho branco,

Para a cobertura:
500 g de Creme de leite fresco,
100 g de Framboesa,
100 g de Morango,
100 g de Kiwi,
100 g de Pêssego em calda,
Polpa de 2 maracujá, 
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE FAZER 

Preaqueça o forno a 180ºC. Desenhe um circulo com mais ou menos 21cm de diâmetro no papel manteiga,forre uma assadeira com papel manteiga,(A assadeira deve estar untada para que o papel não saia do lugar), e unte o papel. Reserve
Bata as claras em neve até atingir picos acetinados (não duros ainda). Comece a colocar o açúcar, uma colher de sopa por vez, e continue a bater até que a mistura fique firme e brilhante.
Pare de bater e, com uma colher de metal, acrescente o vinagre e o amido de milho.
Disponha a mistura na assadeira em cima do circulo que você desenhou nivelando com uma espátula e leve ao forno. Ao fechar a porta do forno abaixe a temperatura para 150ºC imediatamente.
Asse por cerca de 1h, 1h 15. Quando a Pavlova estiver pronta, ficará crocante por fora  e meio partida em certos lugares. mas ao enfiar um palito, notará que ela está molhadinha no centro.
Desligue, então, o forno, abra um pouco a porta e deixe esfriar completamente. 

Transfira para o prato em que você vai servir, cubra com o creme de leite fresco batido como chantili e decore com as frutas picadas e a polpa de maracujá. Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro para decorar a sobremesa.

Nota: 
O disco de merengue pode ser feito de véspera.
Depois de colocar o creme com as frutas não pode ser guardada, tem que ser consumida.
           
Espero que se deliciem.
Beijos,
Grácia
...

Nenhum comentário: