Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como cortar e preparar um bom BIFE

.

Nada mais gostoso do que um bom bife no almoço do dia-a-dia. Suculento, macio por dentro e tostado por fora, ou mesmo mais elaborado. Mas ninguém pense que fritar um bife é uma coisa simples. É uma arte, para que tudo saia perfeito. Nem cru, nem queimado. Sal e pimenta muitas vezes são o bastante.

Mas antes de ensinar a fazer um bife perfeito, vamos primeiro aprender como cortar a carne
A carne deve ser cortada no sentido contrário às fibras. Basta manter a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus (sentido transversal) com as fibras da carne.


Aqui vai a receita e dicas para preparar um Bife de dar água na boca!

Rendimento:  4 porções

Ingredientes

• 800 gr de contrafilé em bifes
• quanto baste de sal
• 2 colher(es) (sopa) de Óleo de soja
• 1 unidade(s) de cebola fatiada(s)
• 1 colher(es) (sopa) de vinagre branco

Modo de preparo

1 - Retire a carne da geladeira com 30 minutos de antecedência.

2 - Não lave nem bata o bife.

3 -Tempere apenas com sal.

4 - Leve ao fogo alto uma frigideira, de preferência rasa, e deixe aquecer. Quando estiver bem quente, junte as duas colheres de óleo, de forma a pouco mais que untar a frigideira. Bifes são fritos em pouco óleo. Coloque um bife por vez. Mais de um bife, por falta de calor suficiente para selá-los, soltarão água e seu bife ficará cozido, branco e ressecado. A cada bife que for fritar, acrescente um pouco mais de óleo, se necessário.

5 - Quando o lado voltado para baixo estiver frito, vire-o, mas apenas quando estiver dourado. Vire-o, deixe fritar o outro lado. Retire e mantenha-o aquecido, enquanto frita os outros. A técnica correta é virar apenas uma vez, portanto, deixe-o fritar bem, antes de virar. Antes de tirar cada bife, dê uma passada na frigideira (uma volta, esfregando-o contra o fundo da mesma), para que traga consigo, o máximo de seu suco que ficou na frigideira.

6 - Acabando de fritar os bifes, coloque mais óleo na frigideira, se for necessário, e junte as cebolas fatiadas finamente. Solte as fatias, antes de colocá-las. Dê uma mexida e acrescente uma colher de sopa de vinagre. Frite, mexendo sempre, até que fiquem douradas, mas ainda crocantes. De modo algum, acrescente água, pois ficarão cozidas. Coloque sobre os bifes já fritos e sirva quente. Se não for fazê-los acebolados, depois de fritar o último, junte um pouco de água na frigideira e deixe ferver por um minuto, o que fará soltar os sedimentos e você terá um delicioso caldinho.

Dicas:

1 - O sal faz a carne soltar seu líquido. O melhor é fritar um lado e colocar o sal apenas quando virar os bifes, que ficarão mais suculentos. Não é a maneira tradicional, entretanto.

2 - Temperar só com sal é uma forma mais atual, mas se quiser bifes com gostinho de casa da vovó, tempere-o com alho, sal e vinagre. Pode usar aqueles temperos prontos de alho e sal.

3 - Se quiser fazer bife com molho, antes de colocá-los no mesmo, frite-os como acima descrito e, na mesma frigideira em que foram fritos, refogue os ingredientes do molho (cebola, alho, tomate e o que mais quiser, refogando, primeiro as cebolas e alho, antes de colocar os tomates e temperos).

4 - Varie seus bifes, fritando-os na manteiga e servindo-os com muito alho picado frito na manteiga, por cima.

5 - O processo de fritura, fecha os poros da carne, deixando-a mais suculenta e macia. Daí a necessidade de fritá-los um de cada vez, evitando que junte água.

6 - Outra maneira variar é utilizar azeite de oliva, no lugar do óleo.

7 - Fritar bifes, infelizmente, suja sempre, o fogão. Adquira uma tampa de papel filtro própria para isso, mas, de qualquer maneira, com ou sem tampa, proteja seu fogão e o chão em volta dele dos respingos de gordura.

8 - A gordura do bife não é muito saudável. Entretanto, os bifes ficarão mais saborosos se fritá-los com a gordura e deixar que cada um retire a parte gorda, já no prato, ou retire-as depois de fritos. Se quiser, tire as gorduras antes de fritar, mas mantenha sempre um pedaço delas na frigideira, enquanto os frita, para passarem seu sabor, enquanto derretem. A menos que esteja fazendo dieta.

9 - O tempo de fritura varia de corte para corte. O contra filé é, mais rápido, pois tem a trama mais aberta. Vai variar, também conforme o gosto de cada um. O bem passado deve ficar também frito na parte interna, que fica de uma cor bege, enquanto o mal passado fica vermelho, ainda e o ao ponto fica rosado. Para um filé com cerca de 2 centímetros de espessura, calcule dois minutos e meio de cada lado, se mal passado, três minutos de cada lado, se ao ponto e quatro minutos para os bem passados. Mas, atenção, não deixe esturricar o bife, pois quanto mais o bife fica na frigideira, mais seco e duro ficará.

10 - O melhor modo de virar o bife é com uma pinça ou duas colheres, para evitar que se faça furos na carne para que seu suco não se perca.


http://www.vilamulher.terra.com.br
...

Um comentário:

Cristina disse...

Ótimas dicas!
Muitas vezes a gente não entende porque, com os mesmos ingredientes, a carne preparada por uma pessoa fica melhor do que a de outra.
São segredos como esses que fazem toda diferença!