Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 26 de julho de 2010

O vapor Benjamim Guimarães

.
Depois que contei a vocês da nossa linda viagem de vapor, encontrei na net várias reportagens sobre o Vapor Benjamim Guimarães, e resolvi postar aqui para vocês.

O vapor Benjamin Guimarães é o remanescente de um grupo de 30 vapores que entre 1930 e 1960 navegaram o Velho Chico (como é chamado o São Francisco). A hidrovia era o único meio de ligação entre as regiões sudeste e nordeste do Brasil. Cargas e passageiros eram levados, desde Pirapora (onde começa o trecho navegável do rio) até Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). Credita-se à navegação o desenvolvimento sócio-econômico do médio e baixo São Francisco.

Por várias décadas, o Benjamim Guimarães foi utilizado no transporte de cargas e passageiros no trecho Pirapora - Juazeiro, no Norte da Bahia, chegando a navegar com centenas de tripulantes à bordo que se dividiam em 1a , 2a e 3a classes.

No início dos anos 80, com a decadência da navegação no São Francisco, o vapor passou a ser utilizado em passeios turísticos e as viagens tornaram-se cada vez menos freqüentes.

O Benjamim Guimarães é o último exemplar movido a lenha existente no mundo. Tem capacidade para 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros e consome 01 m³ de lenha por hora. De acordo com as normas de segurança da Marinha, nas atuais condições em que se encontra, o Vapor está autorizado a navegar na chamada área 01: rio, lago e correnteza que não tenham ondas ou ventos fortes.

Hoje, o Benjamim Guimarães faz rotineiramente passeios públicos, tornando-se um dos principais atrativos turísticos de toda a região do Norte de Minas.
Fonte: http://www.pirapora.mg.gov.br
Veja aqui o vapor em movimento, e o som do seu saudoso apito.

Uma bela recordação, para os mais velhos, e para os mais novos, uma ótima oportunidade para conhecer este último vapor movido a lenha existente no mundo.



.

3 comentários:

Unknown disse...

Saudades!!!!
Só um detalhe: o apito do Barão de Cotegipe, era mil vezes mais bonito.

Grácia disse...

Oi Iram,
Eu estava lendo em algum lugar ( não me lembro onde), que os moradores ribeirinhos identificavam os apitos de cada vapor que fazia esta travessia.
Já ví que é verdade, porque você lembra especificamente como era o apito do "Barão".

Regina disse...

Emocionante!! Gostei muito, me fez lembrar quando painho chegava de viagem!