Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Como combater a ansiedade

Em vez de culpar os hormônios e esperar passar (pode não passar), engate uma força-tarefa para combater a ansiedade, essa vilã que tortura mais que o stress e envelhece mais que a tristeza. Contra ela, vale meditar, se mexer, reavaliar o estilo de vida, buscar terapia. E conheça a ansiedade do bem, que pode fazer de nós pessoas mais antenadas e confiantes.
 

Sabe aquela inquietude, aquela sensação de que sempre falta algo para a gente chegar aonde quer que seja? Pois pode chamar de ansiedade – estado emocional que se apossou das mulheres e chama a atenção dos especialistas, especialmente depois de um estudo da Organização Mundial da Saúde mostrar que elas são duas vezes mais suscetíveis ao problema do que os homens. 
Se até há pouco tempo só existiam suspeitas, agora é verdade científica: a flutuação hormonal está entre os fatores que produzem os clássicos sintomas de um corpo em alerta permanente – palpitações, dores de cabeça, irritabilidade, sudorese, tensão muscular, cansaço, insônia. 
“Mas isso não é stress?”, pergunta você. Parece, mas não é. O esgotamento físico e mental causado pelos desgastes ou pelas tensões costuma ser passageiro. Diferentemente da ansiedade, mais persistente, que representa uma reação ao stress. Digamos que os dois distúrbios sejam primos-irmãos. Isso porque, ao experimentar a ansiedade, o organismo também prova o gosto amargo do stress. Por trás de ambos está o desequilíbrio no coquetel químico do corpo. 
No entanto, apontar o dedo acusador para os hormônios não é a melhor atitude. Que tal transpor a barreira do determinismo biológico e olhar a questão sob outro ângulo – o do estilo de vida? 
De cada cinco pacientes que buscam ajuda médica, quatro são mulheres. Hoje elas são provedoras e estão ca da vez mais envolvidas com a carreira. Se por um lado isso é bom, algumas vezes carregam os efeitos colaterais da briga por um lugar ao sol. E ainda sofrem com a cobrança familiar. “Dar peso grande aos hor mônios como detonadores da ansiedade é um reducionismo e um desrespeito à complexidade do problema”, diz o psiquiatra Frederico Porto, de Belo Horizonte.

Não é impressão

Seis sinais de que você está mesmo ansiosa
1. Está tudo azul na sua vida, mas pensamentos negativos surgem e você acha que o pior vai acontecer.
2. Seu corpo já se habituou ao novo trei no na academia, mas os músculos continuam muito doloridos.
3. Você acabou de almoçar, mas ataca a caixa de bombons até o fim.
4. Você não tem que apresentar em público seu novo projeto de trabalho, mas o coração bate tão disparado que parece querer sair pela boca.
5. Seu chefe marcou uma conversa, está tudo bem, mas horas antes você vai várias vezes ao banheiro.
6. Você já conhece bem seu novo parceiro, mas antes de cada encontro suas mãos ficam muito úmidas

Mexa-se, relaxe, medite

Técnicas de relaxamento são indicadas – e não como paliativos. A literatura médica é rica no relato de casos em que ioga e meditação ajudaram a resolver o problema. Na Unifesp, exercícios de meditação e relaxamento são usados como auxílio no tratamento do transtorno de ansiedade. 
A terapia é outra ferramenta. Ela permite desconectar os comandos cerebrais que acionam pensamentos distorcidos, que servem de combustível para o medo irracional típico dos ansiosos. 
Por fim, não dá para ignorar a possibilidade de rever seu modo de vida. E, vamos combinar, essas mudanças raramente acontecem em manhãs claras e ensolaradas, quando suas relações afetivas estão no auge. “Liberte-se das expectativas dos outros sobre você, reconheça seus limites, potenciais e desejos”, sugere a psicóloga Lidia Aratangy, de São Paulo. “Dá trabalho, mas vale a pena.” 
Em suma, dose a vida profissional e a pessoal, comemore até as menores conquistas, dê a justa medida aos desafios e busque viver cada dia de uma vez. 

Thaís Cavalheiro

Fonte: http://claudia.abril.com.br

Nenhum comentário: