Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011


Dia 2 de fevereiro - Festa de Iemanjá


A mais famosa festa de Iemanjá é comemorada no dia 2 de fevereiro, na Praia do Rio Vermelho, Salvador, Bahia.

Neste dia, uma multidão das mais diversas religiões, participa da festa em homenagem à mãe de todos os orixás, incluindo adeptos do Candomblé e da Umbanda.

Os féis chegam ao local logo cedo, levando presentes e bilhetes com pedidos e entregam aos cuidados dos pescadores na "Casa do Peso". Eles colocam as oferendas (que incluem perfumes, espelhos e rosas brancas, além de pedidos escritos em pequenas embarcações feitas de isopor) em muitos cestos de vime, que a cada ano, aumentam na quantidade e estes cestos são levados com respeito e cuidado para dentro dos barcos que seguem em procissão até um ponto específico no mar.

A festa é toda especial, porque conta com mais de trezentas embarcações e tem a intenção de garantir a paz, a saúde e a fartura da pescaria o ano inteiro. Todos os fiéis, além dos turistas que ficam no cais, despedem-se dos barcos com profunda emoção.

O pesquisador baiano José Salles, relata que "a festa originou-se em 1920 por iniciativa de uma colônia de pescadores. Como estavam passando por dificuldades na pescaria, pediram ajuda espiritual a uma mãe de santo.

Esta explicou que o alimento voltaria a ser farto se fizessem uma oferenda à deusa do mar. Ela explicou como deveriam fazer e, desta maneira, os pescadores aprenderam o procedimento de como homenagear a mãe Iemanjá. Como o resultado foi positivo, decidiram realizar a festa todos os anos, para garantir a abundância da pescaria".

Também é festejado neste dia (devido ao sincretismo), a festa de Nossa Senhora dos Navegantes (ou Candeias).

Nenhum comentário: