Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


Falando sobre  convites



Você recebeu um convite , e quer entendê-lo melhor. Abaixo, algumas dicas para não errar NUNCA:

Sr e Sra Fulano de tal, ou Sr Fulano de Tal e Sra, ou então Fulano de Tal e Fulana de Tal: o convite é apenas ao casal.

Sr. Fulano de Tal e família: esse convite abrange toda a família que resida na mesma casa.

Sr Fulano de Tal, ou Fulano de Tal: o convite é apenas a pessoa a quem está destinada.


O que significa R.S.V.P.?

 
R.S.V.P. vem do francês: "répondez s`il vous plait", que significa "responda, por favor". A pessoa que enviou o convite deseja saber se você vai aceitá-lo ou não, ou seja, ela quer saber se você vai comparecer ao evento.

As regras de etiqueta seguidas na maioria das culturas ocidentais diz que ao receber um convite formal por escrito, você deve responder imediatamente, se possível no mesmo dia. Do ponto de vista prático, este procedimento é muito importante para anfitriões que estão planejando um jantar, um casamento ou uma recepção, pois precisam saber quantas pessoas estarão presentes e a quantidade de comida e bebida que devem providenciar.
Ainda mais importante é a delicadeza de responder a alguém que foi tão gentil em convidá-lo, mesmo que seja só para pedir desculpas pelo não comparecimento ao evento.

Alguns convites de casamento já vêm com um cartão de resposta, que você pode enviar de volta assim que recebê-lo. Outros vêm com o número de telefone do anfitrião para que você possa telefonar dando sua resposta, embora a etiqueta diga que um convite por escrito requeira uma resposta também por escrito.

Atualmente, os convites costumam vir com uma anotação no final indicando que você só deve responder caso não possa comparecer ao evento. Isso significa que ele conta com sua presença, a menos que você o informe o contrário.

"R.S.V.P." é portanto, uma forma educada de lembrar as pessoas de algo que já deveriam saber: Ao receber um convite, devemos dar um retorno.

2 comentários:

Cristina disse...

Boa lembrança pois dar essa resposta é muito raro de acontecer.
Além de ser educado/delicado com a pessoa que convidou e que conta com a sua presença, é importante lembrar que elas foram escolhidas em detrimento de outros amigos, também queridos, uma vez que a quantidade de convidados é definida (especialmente nos dias de hoje) respeitando o valor disponível para gastar no evento, já que o custo é calculado por pessoa.
Comunicar a impossibilidade de comparecer possibilita que outras pessoas sejam incluídas na lista né?
Beijos

Grácia disse...

É verdade Tina,
Responder é uma coisa tão simples de se fazer e ajuda tanto na organização de uma festa, mas raramente as pessoas fazem isto.
Uma amiga ouviu de uma cerimonialista, que em certa ocasião só oito pessoas responderam (de uma grande quantidade de convites enviados).
Precisamos nos educar para isto.
Beijos