Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Hoje é o Dia do Frevo!!

A palavra frevo foi grafada pela primeira vez no dia 09 de fevereiro de 1907, num sábado de Zé Pereira, pelo “Jornal Pequeno”, que circulava no Recife. Daí essa data (09 de fevereiro) ter sido escolhida para homenagear o mais pernambucano dos ritmos.

O frevo, que originou-se da palavra "ferver" e é sinônimo de efervescência e alegria, possui características muito singulares, por ser uma música exageradamente acelerada e também pela forma inconfundível como é dançada, com seus passos soltos e acrobáticos.

A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

Tem origem nas classes trabalhadoras do final do século XIX  e foi considerado símbolo de resistência aos chamados “clubes de alegoria e críticas”, que abrigavam as oligarquias locais e pretendiam mostrar um Carnaval “bonito, inteligente e culto”, onde não havia espaço para os menos favorecidos.
 
Hoje, Recife comemorou os 104 do frevo com a Frevioca (um ônibus adaptado que leva uma orquestra), animando a cidade desde a Praça do Derby até a Praça do Arsenal.
No Pátio São Pedro houve o lançamento do livro “Zenaide Bezerra – No Passo da Vida” , que conta a história da passista e professora de frevo Zenaide Bezerra e logo após a apresentação da Orquestra de Frevo Raízes, com participação de Nena Queiroga, Nonô Germano, Ivanildo Silva e passistas. Depois o cortejo seguiu para a Praça do Arsenal, onde aconteceu o show de lançamento do CD do Festival de Música Carnavalesca de 2011.
 
Fonte: Sites diversos da internet.
 

Nenhum comentário: