Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 22 de maio de 2011

Banho de Chuva.....


Vivenciando estes dias de chuvas intensas aqui em Recife e, vendo as brincadeiras que têm surgido por causa dos alagamentos (pessoas esquiando e andando de jet ski nas ruas inundadas), lembrei do meu tempo de infância em Petrolina.
Não por causa de chuvas intensas ou de alagamentos, pelo contrário, as chuvas eram raras, mas pelas brincadeiras que fazíamos quando a chuva nos dava a honra.

Qualquer prenúncio de chuva, quando as nuvens começavam a esconder o sol, nós ficávamos num pé e noutro esperando que começasse a chover. Nos aprontávamos e ficávamos olhando pro céu.

- Mainha, posso tomar banho de chuva?
- Se engrossar pode, mas chuviscando ninguém sai pois pode gripar.

Não entendia muito aquilo: se estivesse chovendo forte, mesmo com trovões, tudo bem, mas se só fosse chuva fina ninguém saía....

Quando a chuva começava a engrossar, as crianças começavam a surgir de todos os lados, não sei de onde saiam tantas, vinham eufóricas em direção da pracinha que ficava em frente a nossa casa. Jogavam-se no tanque da praça, corriam a procura das bicas que pendiam dos telhados e, em baixo dos jatos d'água faziam a festa.

Que farra, que alegria!!!!

A nossa primeira providência era nos jogar de "barriga" na calçada da Professora Osa, que era de cimento lisinho. Que maravilha!!!

O sorriso não cabia no rosto.

Íamos de casa em casa procurando a biqueira mais forte e corríamos da Pracinha do cinema para a Praça do Centenário, lá também nos jogávamos sobre os enormes bancos de cimento liso.

Voltávamos para casa com os dedos engelhados, tremendo de frio, mas felizes.

Que saudades!
Fomos crianças criadas sem medo, vivendo ao ar livre, sem precisar de brinquedos caros para nos entreter, bastava um tiquinho de chuva para nos fazer felizes!!!!

Beijos
Grácia
.

9 comentários:

Cristina disse...

Nossa!! Voltei no tempo agora... E a foto ficou parecida com a calçada e a bica da casa de D. Osa!!

Era uma festa estes banhos de chuva. A gente caia no tanque das praças e nem ficava doente. Se fosse hoje... ai, ai.
Depois que a chuva parava, a gente ficava sacudindo as algarobas prá aproveitar a água que caía (junto com um monte de folhas - rsrsrs).
Essas coisas nos fazem ter a certeza de que a felicidade é feita de momentos simples e que deixam marcas de alegria na nossa alma.
Saudade!!
Bjos

Grácia disse...

Realmente Tina, a felicidade é feita de coisas tão simples e a gente complica tudo.
A foto lembra mesmo a calçada de D.Osa.
Beijos

Yolande Caffé disse...

Tinha gente que vestia até biquine.KKKKk
Que coisa boa o banho de chuva!!!!!

Cristina disse...

Poucas eram as oportunidades de usar biquine, especialmente quem não era sócia dos clubes né?
Ou ia tomar banho de rio ou então esperava chover!! kkk
Amava fazer as duas coisas...
Bjos

Ivone Caffé disse...

Que legal minha gente, como senti saudades daquele tempo!Como nos divertíamos tomando banho de chuva!
Me lembro que andavamos de bicicleta também, às vezes. Engraçado que era sempre à tarde, pelo menos eu me recordo disso, pois depois quando voltavamos e depois de nos enxugar, tinha sempre biscoitos prá nós.Hoje tenho certeza que nossa infancia e adolescencia foi maravilhosa!

Ivone Caffé disse...

Oxe!!!!! acho que é Zanzita ali, na calçada de D.Osa, não?? kakaka!!!

Grácia disse...

Parece muito com a calçada de D. Osa, não é?

Regina disse...

Que saudadeeeeeeeee!!! Parece que foi ontem de tão bom que era. Estes momentos nas nossas vidas vão ficar marcados para sempre. Adorava tomar banho de chuva. E a foto parece mesmo a casa de D Osa, quando olhei achei muito parecido.
Boas lembranças!!

Cristina disse...

Ivone sempre tem algo de novo a acrescentar. Não lembro desses biscoitos que nos esperavam. Acho que o meu foco era tão alto no banho de chuva que o resto caiu no esquecimento.

Bjos