Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Reduza os sintomas da menopausa 
Mude alguns costumes alimentares para equilibrar o seu organismo


Mal-estar, alterações de humor, lapsos de memória, insônia, dores de cabeça, ondas de calor… Quem está passando pela menopausa sofre com esses sintomas desagradáveis. Para diminuir os efeitos, algumas mulheres precisam recorrer a tratamentos hormonais, mas mudar os hábitos de alimentação pode tornar as coisas mais fáceis.

"O ideal é não esperar até a meia-idade para adotar uma alimentação equilibrada. A partir dos 30 anos, comece a cuidar melhor do cardápio e procure comer alimentos que ajudam no equilíbrio hormonal", diz Karine Daud, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição.

Os níveis de estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, diminuem durante a menopausa - o que contribui para as oscilações de humor. Para evitar a depressão, a irritabilidade e a ansiedade, consuma: aveia, pão, massa e cereais integrais; banana e abacate e verduras de folhas verdes; castanha-do-pará; chocolate amargo; erva-cidreira (beba o chá ou acrescente folhas aos pratos feitos com carne e peixe); frango; inhame; lentilha; manjericão (inclua folhas em massas, pizzas e saladas); óleo de nozes e de sementes; e peixes gordos (sardinha, salmão e cavala)

Alimentos ricos em ômega-3, fibras e lignana protegem contra doenças cardíacas, mantêm a saúde do intestino e aliviam as ondas de calor típicas da menopausa. Consuma: arroz integral; aveia; brócolis; couve-flor; linhaça (uma ou duas colheres de sopa em salada, iogurte e cereal); molho de tomate; pão de soja; repolho; e sementes de gergelim e girassol.

O cálcio é importante para as pessoas em qualquer idade, mas torna-se fundamental durante a menopausa, já que nessa fase o risco de osteoporose aumenta bastante. Vitamina D e magnésio também são nutrientes que auxiliam o equilíbrio hormonal. Consuma: amêndoas; folhas de mostarda; leite e derivados (opte pelo desnatado ou semidesnatado); levedura de cerveja; soja; peixes, como salmão e sardinha; queijo de soja (tofu); sorvete (escolha aqueles com menos gordura); e suco de laranja.

Além de diminuir as ondas de calor, estes alimentos ajudam a manter uma boa lubrificação vaginal: avelãs; gema de ovo; nozes (apenas um punhado por dia); óleo de linhaça, de girassol e de milho; e sementes de abóbora e de girassol (duas colheres de sopa por dia, no máximo).



Nenhum comentário: