Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aniversário


Parabéns Karina!!!


Desejamos que o seu dia esteja sendo de muitas comemorações, junto à sua família e amigos, e que Deus continue lhe abençoando com muita saúde, amor, paz, sabedoria, prosperidade e alegria.
Que você seja muito feliz e  realizada com tudo que tem conquistado!
Beijos

terça-feira, 30 de julho de 2013

Oração

A LIÇÃO DO PÁSSARO


“Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair? Como é que ele consegue isso?Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço. O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar.
É uma maravilha, não é? Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho! Mas, não é tão diferente em nós.
Quando nosso “galho” na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração."


Dobrar os joelhos não é muito fácil. O homem quer ser autossuficiente. Por isso se esquece da oração. Mas, na verdade, todos nós somos dependentes de Deus e precisamos orar sempre. Como o pássaro encontra firmeza dobrando os joelhos para descansar, mesmo pendurado em um pequeno fio, nós também podemos alcançar a paz quando nos dobramos em oração, pedindo a Deus pela nossa vida.

É Ele quem renova nossas forças e nossa fé, e se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por nós.

Lendo esta linda reflexão lembrei do pedido insistente do Santo Padre, em várias ocasiões nestes dias que esteve no Brasil, de que orássemos por ele.


"Parto com a alma cheia de recordações felizes. Essas, estou certo, se tornarão oração . Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso»..... "O Papa vai embora e lhes diz 'até breve', um 'até breve' com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!", disse o papa antes do regresso a Roma, numa cerimônia de despedida, na Base Aérea do Aeroporto Internacional do Galeão.

Este também foi o pedido que nos emocionou no dia em que foi anunciado papa, quando estendeu suas mãos em direção à multidão na praça S. Pedro e disse: "Rezem por mim". Um pedido que não pode ser esquecido. Precisamos dobrar os nossos joelhos e orar por Francisco, por tudo aquilo que ele terá que enfrentar no comando da nossa Igreja.
Amém.
Grácia.

...

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas


Remédio caseiro para rachadura no calcanhar


Um excelente remédio caseiro para rachadura no calcanhar é a pasta de arroz, mel e vinagre, feita apenas com produtos naturais, pois ela possui um grande poder hidratante.

Ingredientes:
1 punhado de arroz;
Mel;
Vinagre de cidra da maçã;
1 colher de azeite de oliva;

Modo de preparo:
Moer um punhado de arroz, colocando-o num pacotinho e batendo com um martelo até virar pó ou batendo-o no liquidificador até obter uma farinha fina. A seguir, adicione algumas colheres de mel e vinagre de cidra da maçã, o suficiente para obter uma pasta grossa. 
Nos casos em que as rachaduras são muito profundas, adicionar uma colher de azeite de oliva.

Como usar:
Mergulhar os pés em água morna por 20 minutos e fazer uma massagem suave com essa pasta.

OBS: Pode-se deixar a pasta nos pés (só retirando o excesso), caso o pé esteja com a pele muito grossa. À medida que for sarando, dá para ir lixando até que fique fininho e curado.


domingo, 28 de julho de 2013

Homenagem


Dia dos Avós - 26/07

Como na sexta-feira da semana que passou tivemos o dia dos Avós, não podíamos deixar de homenagear às 03 avós da Família "Caffé Lima":


Yara e os seus netos Henrique e Mariana, filhos de Leonardo, e Serginho, filho de Claudia:


Ivone e sua neta Bianca, filha de Luciana:


Yolande e seus netos, Lucas e Ana Julia, filhos de Karinina:


sábado, 27 de julho de 2013

Felicidades...


Parabéns Carlos Roberto!!


Desejamos saúde, paz, amor, grandes alegrias, prosperidade,

 grandes realizações pessoais e profissionais.

Que Deus seja presença constante em sua vida, te abençoe sempre

e te encha de paz e muitas felicidades.

Feliz Aniversário!
  ...

Dicas


Manual prático para iniciantes no mundo dos vinhos

Glamour foi até Mendoza, na Argentina, conhecer a nova safra da vinícola boutique Terrazas de los Andes, do grupo LVMH. Entre uma taça de malbec e um gole de cabernet sauvignon (se você desconhece essas palavras, não desgrude os olhos das próximas linhas MESMO!), preparamos um guia com dicas de ouro para qualquer pessoa mostrar que sabe do assunto – pelo menos para começar a noite! 


1) A cartela à sua disposição
Podemos dividir os vinhos em quatro categorias
- Tinto: a fermentação do mosto (o suco de uva que inicia o processo) ocorre em contato com as cascas, de onde vem a cor da bebida.
- Branco: o mosto é fermentado sem contato com as cascas. As uvas podem ser brancas ou tintas.
- Rosé: é feito a partir de uvas tintas, mas, neste caso, o contato do mosto com as cascas acontece por um curto espaço de tempo.
- Espumante: é um vinho comum ao qual é adicionado uma mistura de cana de açúcar e leveduras chamada liqueur de tirage. A substância gera uma segunda fermentação, cujo resultado é o gás carbônico (que transforma a bebida em espumante).

2) Uvas: as protagonistas da história
As principais uvas usadas na produção de vinho branco são: chardonnay (também é um importante ingrediente do champanhe), chenin blanc (dá origem a vinhos secos e doces), pinot blanc (aqui a bebida é mais leve e frutada) e sauvignon blanc (é ácida e fresca). Já na elaboração de vinhos tintos as variedades mais famosas são: cabernet sauvignon (origina o seco mais difundido pelo mundo), lambrusco (típica na Itália), malbec (produz vinhos com aromas florais), merlot (é semelhante à cabernet sauvignon, mas com sabor mais leve), periquita (gera o superfamoso vinho português), pinot noir (alguns dos vinhos mais caros do mundo vêm dela) e syrah (tem gosto forte de especiarias).

3) De frente com a prateleira. O que fazer?
Boas marcas investem em rótulos bem detalhados. A etiqueta contém importantes informações sobre o vinho, como região de origem, nome do fabricante, ano de produção, variedade de uva usada, graduação alcoólica e identificação do engarrafador. “Se você não consegue interpretar tudo que está escrito no rótulo, guarde o nome dos fabricantes dos vinhos que você já provou e aprovou. Outra opção é ir direto nos produtores mais famosos. O vinho pode não fazer seu estilo, mas é um produto de qualidade e a chance de seus convidados gostarem é maior”, sugere Nicolas Audebert, chefe de enologia da vinícola Terrazas de los Andes.

4) Preço é documento?
Acredite, não! Mas numa coisa os enólogos são categóricos: se você puder abrir a carteira (mais de US$ 15 já é um valor razoável), a chance de ter um produto de qualidade é bem maior.

5) E o tempo? Faz o vinho ficar melhor?
Depende. “O bom vinho é aquele que tem a capacidade de envelhecer com qualidade. Ou seja, você pode tomá-lo hoje ou daqui a 20 anos. Mas o perfil da bebida não vai ser o mesmo! Com o tempo ela vai ficando mais encorpada, mais intensa. Cabe a cada pessoa experimentar e descobrir a que mais lhe agrada. Vinho bom é aquele de que você gosta”, explica Nicolas. É, amiga, o jeito vai ser experimentar!

6) Como devo armazenar meus vinhos?
Guardá-los em uma adega climatizada é o ideal, mas ok, nós sabemos que no mundo real pouca gente consegue ter um espaço desses dentro de casa. Por isso, se ligue nas seguintes dicas: para começar, deixe as garrafas na posição horizontal, assim a rolha fica em contato constante com o líquido. Caso ela resseque, o ar de fora pode entrar na garrafa, e aí... bye bye, vinho! Na medida do possível, armazene o produto em locais onde a temperatura não varie muito – 15°C é o ideal –, e evite ambientes com muita claridade. Na hora de servir, atenção à temperatura também. Para os tintos, o ideal é entre 15°C e 17°C. Se escolher um branco, mantenha-o entre 10°C e 12°C – o rótulo, muitas vezes, vem com esta informação.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Poesia



Delicadezas
Aíla Sampaio


Vem devagar. 
É de porcelana o meu chão. 
A vida tem-me feito andar na ponta dos pés, 
sempre ressabiada com o peso dos dias. 
Não grite, não force a porta. 
Atravessa as minhas paredes 
e senta-te ao meu lado em silêncio. 
Preciso que a tua presença 
me vista com toda sutileza que o teu amor for capaz. 
Depois, podes tirar as pantufas de lã 
e andares seguro pelas ruas pedregosas da minha rotina. 
Já será noite 
e todas as delicadezas ficarão por conta das estrelas.
♫ ♥ ♪


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Santidade


Papa Francisco no Brasil


Trechos da sua Homilia na Missa celebrada hoje, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida/SP:

"Gostaria de chamar atenção para três simples posturas: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria."

"Tenham sempre no coração esta certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados!
Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações!"

"Queridos irmãos e irmãs, sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade."

"Deixar-se surpreender por Deus. Quem é homem e mulher de esperança – a grande esperança que a fé nos dá – sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende."

"Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. Se nos aproximamos d’Ele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele."

"Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um Pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto. Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado."

(Papa Francisco)

JMJ


A cruz da JMJ: o início

Em 1984, durante o encerramento do Jubileu da Redenção, uma cruz diferente se destacou ao lado do altar principal da Basílica de São Pedro. Foi o Papa João Paulo II que a quis ali, para que todos pudessem vê-la. Trata-se de uma cruz de madeira, medindo 3, 80 metros de altura, que foi entregue aos jovens logo após o Papa fechar a porta santa do jubileu daquele ano.



Cruz dos Jovens atravessa a porta santa no encerramento do Ano Jubilar de 1984
Ela é conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, mas muitos a chamam de “A Cruz dos Jovens”, porque lhes foi dada para que a levassem a todo o mundo, em cada local e em cada tempo, atravessando gerações, fronteiras e limites geográficos, políticos e de fé, proporcionando a muitos jovens um encontro pessoal com Cristo.
Ao entregá-la aos jovens, João Paulo II pronunciou estas palavras:
“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Rapidamente, o público juvenil atendeu o pedido do Santo Padre e começou a levá-la em viagem pelo mundo. Em 1984 ela faz a sua primeira peregrinação a Mônaco, a Alemanha e, no mesmo ano, os jovens a levam para Lourdes, Paray le Monial, Paris e outras cidades da França e depois de novo à Alemanha.
Ouvindo a notícia de que a cruz estava peregrinando em vários países, o saudoso Pontífice polonês declarou: “É preciso que ela vá a Praga, ao Cardeal Tomasek”. Nesta época a então Tchecoslováquia estava sob o poder do Comunismo, sendo considerado um dos países mais fechados do planeta, fazendo parte da chamada “Cortina de Ferro”.
Em 1985 um grupo de jovens alemães conseguiu introduzi-la para além da “Cortina de Ferro” entregando-a ao Cardeal Tomasek, tornando-se assim o símbolo da comunhão com o Papa e sinal de que não há portas fechadas para o Evangelho.


A Cruz Peregrina atravessa gerações e fronteiras levada pelos jovens
Em 1985 a ONU anuncia o Ano Internacional da Juventude, e João Paulo II convoca mais uma vez os jovens a Roma para a celebração do Domingo de Ramos desse mesmo ano. Na presença da Cruz do Ano Santo, João Paulo II dirigiu estas palavras a mais de 300 mil jovens:
“Nesta Cruz, vemos a nossa redenção, vemos a vitória do amor sobre o ódio, vitória da paz sobre a guerra, sobre a violência, vemos a ressurreição”.
No decorrer desse ano da juventude de 1985, os jovens atenderam mais uma vez o pedido de João Paulo II e a cruz começou a peregrinar em diversas partes da Europa, como Itália, França, Luxemburgo, Irlanda, Escócia, Malta e Alemanha; e em cada um desses países, sendo protagonista de vários encontros juvenis.
Este é o início da história da Cruz dos Jovens, a Cruz Peregrina, sinal da esperança ao público juvenil e a toda a humanidade. A cruz está cumprindo o seu papel de lembrar ao mundo que só em Cristo há salvação e redenção.


...

terça-feira, 23 de julho de 2013

Reflexão


PERGUNTAS E RESPOSTAS


"Há dois tipos de perguntas. Uma que precisa ser respondida e outra precisa ser vivida. Há perguntas práticas e perguntas existenciais. Perguntas práticas se contextualizam no horizonte da objetividade. Perguntas existenciais não provocam respostas imediatas. Viver é uma forma de respondê-las. É maravilhoso conviver com elas…O que torna uma pessoa especial é sua capacidade de viver intensamente por uma causa. São raras nos dias de hoje. Vive-se muito pela metade ultimamente. Pessoas que se empenham na realização de seus sonhos não se conformam com a uniformidade. Assumem o preço de serem diferentes e, geralmente, nadam contra a corrente. Isso requer coragem.
 
Coragem de ser, não simplesmente de fazer. Ser é mais difícil do que fazer, afinal, é no ser que o fazer encontra o seu sustento. Faço a partir do que sou. Não o contrário.
 
Tenho encontrado muita gente perdida no muito fazer. Gente que perdeu totalmente o referencial existencial de suas vidas. Gente que se empenhou e investiu na vida só para um dia poder fazer alguma coisa. Estudou, lutou, aprofundou, com o desejo de um dia poder desempenhar uma função.
 
É claro que o fazer também realiza, faz feliz, mas não podemos negar que há uma realidade que precede o mundo da prática.

O significado que sou 
No silêncio do coração há um lugar que não sabe fazer nada. É lá que nos descobrimos em nosso primeiro significado. É ele também o nosso lado mais sedutor. É ele que faz com que as pessoas se apaixonem por nós. É justamente por isso que ele tem que ser bem descoberto, de maneira que, quando façamos o que quer que seja, tudo o que fizermos tenha as marcas do que somos. É simples. Medicina muita gente faz, mas é no exercício da profissão que cada pessoa se mostra em sua intimidade mais profunda. Aí mora a diferença. Muitos fazem a mesma faculdade, mas se encontram de maneira diferente com o conhecimento que recebem. Realizo tudo a partir de minha particularidade. Sou único, ainda que imitado por muitos.

Eis a questão 
Essas coisas me fazem pensar na beleza e na responsabilidade que essa diferença nos traz. Ela nos coloca diante da vida como um acontecimento que merece ser sorvido com toda a intensidade do nosso coração. Agir é um desdobramento do meu ser. Eu sou, antes de fazer qualquer coisa. Há em mim uma realidade que me faz significar, mesmo que um dia eu fique totalmente incapacitado de realizar qualquer ação. Eu sou, mesmo na incapacidade dos movimentos e na impossibilidade dos gestos. 

Nem sempre podemos compreender tudo isso, por mais simples que seja. Vivemos na era da utilidade, onde tudo tem que estar conectado a uma função prática, onde o fazer prevalece sobre o ser. O que você faz na vida? Esta é a pergunta.
 
O que você é na vida? Continua sendo a pergunta. Mas a primeira é mais fácil responder. Dizer o que se faz não dá tanto trabalho quanto dizer o que se é. O que se faz é simples de se dizer e as palavras nos ajudam, mas dizer o que se é, não é tão simples assim, e por vezes, as palavras nem sempre nos socorrem.
 
Sou muito mais do que posso dizer sobre mim mesmo. Você também. Por isso não gostaria que nossa conversa terminasse com uma pergunta pragmática, dessas que se escutam em todas as esquinas que costumamos frequentar.
 
Opto por uma pergunta que não espera por resposta imediata, tão pouco pelo desconcerto da fala. Só lhe peço que honestamente debruce-se sobre ela: Quem é você? "

(Padre Fábio de Melo)

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Saúde



Benefícios e Malefícios do consumo de café 



Para muita gente um bom café é indispensável para começar um novo dia. Mas em um estudo de revisão de literatura, foi relacionado o beneficio do café ao rendimento físico e intelectual, estado de alerta, melhora das funções cognitivas, (memória, linguagem, capacidade de aprendizado) e está relacionado à prevenção do Mal de Alzheimer. Porém, médio e longo prazo, evidenciamos que os malefícios são maiores, uma vez que há influências orgânicas e psicossociais, como gastrite, insônia e qualidade do sono, refluxo gastroesofágico, alterações vocais e laríngeas, doenças cardíacas, como aumento do número de infartos e pressão arterial sistêmica.

BENEFÍCIO: doses moderadas (até  250  mg/dia *) O café possui cafeína e diversas outras substâncias além de uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares. O café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte de sua atividade antioxidante, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva.

MALEFÍCIO: doses elevada (superior a 250 mg/dia – cinco xícaras de café de 60 ml já atingem essa quantidade)* Podem  causar  sinais  perceptíveis de  confusão mental  e indução  de  erros  em  tarefas  intelectuais,
ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. Importante ressaltar que suspensão súbita de cafeína, mesmo que em doses moderadas pode levar à abstinência, causando depressão, náuseas, vômitos, cefaleia e diminuição da concentração. As queixas de cefaleia e ansiedade crescem com o aumento da dose diária de ingestão de cafeína, mesmo que não interfira no tempo de sono, a cafeína atrapalha sua qualidade.


Não é bom tomar café depois do almoço, pois a cafeína "compete" com a vitamina C e o Ferro, podendo anular esses nutrientes.
 
A cafeína é um grande indutor da osteoporose, que causa a perda significativa de cálcio nos ossos.

Dica: Consuma café com adoçante, de preferência descafeinado ou misturado com leite, para quem tem hábito de consumir muito café diminua aos poucos, e também os produtos que levem cafeína na sua composição, como refrigerante a base de cola, chocolate e chá.

Fonte: http://nutricionistap.blogspot.com.br 

* programa Bem Estar de 19-07-13