Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sábado, 13 de julho de 2013

Maquiagem


Preparando sua pele antes da maquiagem

De nada adianta investir em batons, sombras e blushes de qualidade se você não se dedicar a criar uma base com textura e coloração uniformes para aplicá-los. "A fixação da maquiagem é muito melhor quando o rosto está sem imperfeições", explica a maquiadora Penélope Beolchi, de São Paulo. Antes de qualquer coisa, limpe, tonifique e hidrate a pele para deixá-la lisa, macia e livre de impurezas. Só depois desse processo é que entram primer, corretivo, base e pó. Saiba qual é a função de cada um deles.

Primer 
Controla a oleosidade, preenche linhas finas e melhora o deslizamento dos itens que vêm a seguir.

Base 
Opte pela líquida se quiser um resultado natural. Já a cremosa é ideal para quem deseja boa cobertura.

Corretivo 
Faz sumir manchas, espinhas e olheiras. Procure um que seja exatamente do tom da sua pele.

Pó facial 
Dá acabamento mate e aveludado. A versão solta deve ser usada logo após a base, e compacta, para retocar as regiões que ficarem brilhantes durante o dia.

Esses 4 produtos de vem ser usados na seguinte ordem:

1 – O Primer


Depois do hidratante e protetor solar, o primer deve ser o primeiro a ser aplicado. Ele funciona como um photoshop da maquiagem e atua como um filtro entre pele e os outros produtos que serão usados. O primer minimiza imperfeições, como linhas fininhas e poros dilatados, além de oferecer um acabamento aveludado à pele e garantir que a maquiagem dure por mais tempo. Quem usa, sabe que dá muito certo.


2 – A Base

Enquanto o primer disfarça pequenas imperfeições ‘físicas’, a base atua no fator cor. Ela cobre manchinhas incômodas e iguala o tom da pele. Muitas de nós não possuímos um tom único na pele, então tudo bem utilizar mais de uma cor de base – vale misturar as duas ou aplicar cada uma em áreas específicas do rosto. E não se esqueça de ‘puxar’ um pouquinho do produto para o pescoço e colo, para evitar o efeito máscara.

3 – O Corretivo


Sempre ronda uma dúvida no quesito ‘corretivo + base’. Alguns profissionais da beleza e muitas mulheres preferem aplicar o corretivo primeiro e a base depois. Porém, a forma de aplicação mais aconselhada e usada é a que faz o movimento contrário: primeiro a base, depois o corretivo. Por quê? A aplicação da base é mais geral, abrangendo o rosto inteiro e, caso o corretivo já tenha sido utilizado, é bem provável que ele ‘saia’ do lugar, expondo o que você já escondeu. Ou seja, é um desperdício de produto. Portanto, uniformize com a base antes e use o corretivo para esconder o que a primeira deixou passar. Olheiras, por exemplo. Quase nunca a base dá conta delas, então lance mão do corretivo! O mesmo vale para as indesejáveis espinhas!

Vale ressaltar que agora nós temos mais um aliado: o corretivo colorido!
Parece mágica: as cores complementares ao seu “problema” no círculo cromático são as cores perfeitas para você ganhar uma pele livre de marcas. 


Para esconder as espinhas: como elas costumam ser mais avermelhadas, o corretivo colorido que mais vai ajudar a disfarçá-las é o verde.

Se suas olheiras são arroxeadas: vá de corretivo amarelo.

Se suas olheiras são amarronzadas: geralmente, são as mais profundas. Então, prefira corretivos avermelhados ou alaranjados.

Se você tem sardas: escolhe o corretivo lilás ou azul. Ele também ajuda a esconder manchas escuras de Sol.

Como aplicar?

O corretivo colorido é para ser usado antes do corretivo do tom da sua pele. Mas não adianta nada se você aplicá-lo do jeito errado. Assim como você deve fazer com os corretivos tradicionais, dê batidinhas leves de dedo na área a ser coberta. Use o dedo anelar: com ele, você usa naturalmente menos força. Nunca esfregue o produto, pois isso só vai deixar a área ainda mais em evidência!

4 – O pó


O pó chega por último, mas não é menos importante. O produto serve para dar acabamento à maquiagem, matificando e fixando a base e corretivo. Para não pesar o make, utilize o pincel (a esponjinha sempre acumula mais produto) e use pouquinho – e na zona T, que é sempre mais oleosa. Lembre-se que o pó solto é mais fininho que o compacto. 


OBS: As fotos foram retiradas da internet e são apenas ilustrativas, sem a pretensão de indicar os produtos nelas apresentados.


Nenhum comentário: