Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Saúde



Benefícios e Malefícios do consumo de café 



Para muita gente um bom café é indispensável para começar um novo dia. Mas em um estudo de revisão de literatura, foi relacionado o beneficio do café ao rendimento físico e intelectual, estado de alerta, melhora das funções cognitivas, (memória, linguagem, capacidade de aprendizado) e está relacionado à prevenção do Mal de Alzheimer. Porém, médio e longo prazo, evidenciamos que os malefícios são maiores, uma vez que há influências orgânicas e psicossociais, como gastrite, insônia e qualidade do sono, refluxo gastroesofágico, alterações vocais e laríngeas, doenças cardíacas, como aumento do número de infartos e pressão arterial sistêmica.

BENEFÍCIO: doses moderadas (até  250  mg/dia *) O café possui cafeína e diversas outras substâncias além de uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares. O café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte de sua atividade antioxidante, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva.

MALEFÍCIO: doses elevada (superior a 250 mg/dia – cinco xícaras de café de 60 ml já atingem essa quantidade)* Podem  causar  sinais  perceptíveis de  confusão mental  e indução  de  erros  em  tarefas  intelectuais,
ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. Importante ressaltar que suspensão súbita de cafeína, mesmo que em doses moderadas pode levar à abstinência, causando depressão, náuseas, vômitos, cefaleia e diminuição da concentração. As queixas de cefaleia e ansiedade crescem com o aumento da dose diária de ingestão de cafeína, mesmo que não interfira no tempo de sono, a cafeína atrapalha sua qualidade.


Não é bom tomar café depois do almoço, pois a cafeína "compete" com a vitamina C e o Ferro, podendo anular esses nutrientes.
 
A cafeína é um grande indutor da osteoporose, que causa a perda significativa de cálcio nos ossos.

Dica: Consuma café com adoçante, de preferência descafeinado ou misturado com leite, para quem tem hábito de consumir muito café diminua aos poucos, e também os produtos que levem cafeína na sua composição, como refrigerante a base de cola, chocolate e chá.

Fonte: http://nutricionistap.blogspot.com.br 

* programa Bem Estar de 19-07-13

Um comentário:

Cristina disse...

Pra mim é complicado ficar sem tomar um cafezinho.Sei dos problemas da cafeína e procuro não exagerar.
Também amo chocolate e coca-cola mas tudo deve ser consumido com moderação.
Beijos