Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Símbolos nas etiquetas das roupas.

.

Você sabe o que significam os símbolos que aparecem nas etiquetas das roupas? Provavelmente poucos... Para muita gente, é quase impossível e para decifrá-los, só com um manual. O resultado é que muita gente já perdeu aquela camiseta linda ou o vestido novo porque lavou com água uma peça que só podia ser lavada a seco. Por isso, é bom o consumidor começar a olhar para outra etiqueta além daquela que indica o preço.

Os símbolos usados nas etiquetas são universais e foram criados em 1975 pela Associação Internacional para Etiquetagem de Cuidados Têxteis, sediada em Paris. Os sinais são protegidos internacionalmente, seu uso é obrigatório e são registrados na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que diz que é possível usar símbolos ou frases.

O Código de Defesa do Consumidor diz que o lojista e o fabricante só são obrigados a trocar o produto por defeito de fabricação, por isso é muito importante que não haja mau uso na conservação da roupa. Não se deve tirar as etiquetas das roupas pois as lavanderias conhecem bem esses símbolos.

Lavagem


- Não lavar

    - Temperatura máxima 40ºC

- Lavagem Manual
- Não lavar a máquina

 - É permitido qualquer agente de alvejamento oxidante


Limpeza a Seco

- limpeza a seco em lavanderia, com qualquer
   solvente.

  - Limpeza à seco em lavanderia, com solvente específico.

- Não limpar a seco


Passar

- Não passar a ferro
- Não vaporizar, tratamentos a vapor não são permitidos

- Ferro com temperatura máxima de 110ºC


- Ferro com temperatura máxima de 150ºC


Secagem

- Secar na horizontal

- Secagem em varal

- Secagem à sombra

- É possível a secagem em tambor rotativo


Cuidados com as roupas:

- Deixar roupas de molho ajuda na remoção das manchas e na limpeza de roupas brancas, mas não as deixe de molho de um dia para o outro. O tempo ideal é uma hora, pois mais do que isso danifica o tecido.

- Lave suas roupas na temperatura mais baixa indicada. Roupas brancas podem ser lavadas ocasionalmente para manter o brilho.

- Além de nunca usar água sanitária em roupas coloridas, não use em roupas de lã, nylon, seda ou couro.

- Tome cuidado com roupas compostas por dois tipos de tecidos, como vestidos com forros. Pode ser que o tratamento adequado para o forro seja diferente do tratamento adequado para o tecido de fora.
.

Um comentário:

Cristina disse...

São tantos detalhes e com letras tão miúdas nessas etiquetas que, com certeza, muita gente nem presta atenção.
Bom ficar atentos!