Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cuidados com os sapatos

Garanta o bom estado por mais tempo com nossas dicas de conservação (*)

Couro 

Para hidratar o material e evitar que ele resseque, umedeça uma esponja macia com cera, graxa ou até mesmo óleo de linhaça. "Produtos impermeabilizantes não deixam que gotas de água e bebida penetrem e manchem a peça. Remova os excessos e lustre o calçado com uma flanela seca, ensina Heloisa Sundfeld, consultora pessoal.


Camurça 

Antes de estrear seu calçado, compre um spray impermeabilizante em sapatarias, e aplique-o para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se o sapato molhar, ou sujar de barro, espere secar e o escove levemente com movimentos circulares. Este processo funciona para remover as fibras danificadas, por isso é preciso cuidado para não criar falhas entre as felpas. Se a sujeira não sair, recomenda-se o uso de um xampu apropriado para lavagem de carpetes.

Corda 

Sapatos de tecidos naturais como a lona, geralmente possuem solado de corda ou cortiça. Para limpá-los use uma borracha escolar ou então esfregue um pano embebido em terebintina, um tipo de solvente químico vendido em armarinhos e lojas de pintura. Caso não encontre o produto, substitua-o por água morna.


Madeira 

Evite limpar tamancos e sandálias com panos umedecidos. Além de acelerar o apodrecimento dos saltos, com o tempo, eles acabam deformando a peça por inteiro. Para evitar o ressecamento precoce e manter o brilho e a textura sempre em dia, aplique um spray próprio para calçados, ou então uma leve camada de betún, um tipo de parafina usada para lubrificar madeira. Saches de cânfora, quando usados por debaixo das palmilhas evitam o escurecimento dos pares de cores claras.


Como limpar 

Sempre limpe as solas e o interior dos sapatos antes de guardá-los. Use um pano úmido - jamais molhado - para isso. Assim, você remove os resíduos da transpiração que se acumulam internamente e evita que as bactérias da sola contaminem a sua casa. Tanto os modelos usados no dia a dia, quanto os esquecidos no armário devem ser limpos no mínimo uma vez por mês. Mas fique atenta, pois cada material requer um tipo de cuidado específico, explica a consultora.

Como secar 

Se a chuva encharcou seus sapatos, não tente secá-los sob o sol ou com a ajuda de um secador. O indicado é preenchê-los com papéis amassados para que absorvam a umidade ou então pegar um par de meias de algodão e forrá-las com serragem de madeira em lascas. Dessa forma, você estará evitando também o mau cheiro no interior do calçado.

Como guardar 

Armazenar os sapatos em caixas de papelão não é a melhor das opções. O ideal é que você possa guardá-los em um lugar arejado, como prateleiras, ou então colocá-los em um espaço no guarda-roupa, no qual tenha acesso todos os dias. Outra dica é organizá-los colocando sempre um pé na frente do outro, e não lado a lado. Assim, além de visualizá-los melhor, você evita que os modelos menos usados absorvam umidade e criem bolor.

(*) Fonte: http://manequim.abril.com.br/moda

Um comentário:

Grácia disse...

AMEI AS DICAS!!!!
BJS