Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Brincadeira do Anjo Oculto


Durante alguns anos, fizemos no trabalho, durante o mês de Dezembro, a Brincadeira do Anjo que é muito interessante e funciona assim:

1) Colocamos o nome dos participantes em pequenos pedaços de papel para que cada um retire o nome da pessoa que será o seu protegido durante a brincadeira;
2) A partir de então, o Anjo da Guarda deverá tomar conta do seu protegido sem que ele perceba/descubra. É importante ficar atento para verificar como a pessoa está se sentindo, para que possa ajudá-la a passar esses dias de forma alegre, leve, sem aborrecimentos/stress e feliz;
3) Para manter o segredo, colocamos uma caixa grande na Recepção (em um local onde todos passem mas que não fique muito à vista dos participantes) onde podem ser colocados cartões, recados, mensagens, presentinhos e qualquer outro mimo. Tudo deve estar devidamente identificado com o nome do protegido, tomando o cuidado para mudar a letra (ou pedir a outra pessoa pra escrever, fazer no computador, enfim...);
4) Fazer o possível para diariamente deixar qualquer coisa na caixa, para que o protegido se sinta querido, cuidado, já que é esse o objetivo da brincadeira. É importante que as pessoas que decidirem entrar na brincadeira leve esse compromisso a sério para que o protegido não acabe se sentindo excluído, abandonado (é possível criar e-mail específico para facilitar o contato, usando nomes como: anjo_protetor; seu_anjo; anjo_do_bem, etc..);
5) Definir uma data para que todos possam se revelar. Nesse dia, o protegido deve agradecer e presentear o seu anjo da guarda como agradecimento ao carinho que lhe foi dedicado durante o período. Se você não tiver idéia de quem seja, compre algo neutro, flores, anjos, enfim... algo que você ache que essa pessoa tão carinhosa merece.

Essa brincadeira é maravilhosa pois você tem a oportunidade de cuidar de uma pessoa fazendo com que os seus dias sejam felizes. Alem disso, o ambiente no trabalho fica descontraído e as pessoas acabam conhecendo melhor o seu colega de trabalho e isso vai facilitar muito o relacionamento e os resultados da equipe.
Quem tiver interesse em fazer ainda dá tempo pois faltam duas semanas para o Natal. Mas, se quiser, pode usar qualquer outra época do ano, especialmente logo após uma fase de stress, de muito trabalho, de mudanças. 

Nos que participei os resultados foram muito interessantes (mesmo quando alguns "anjos" não cumpriam bem o seu papel, alegando falta de tempo para cuidar do seu protegido). Por isso é importante que só participem aquelas pessoas que estiverem interessadas em fazer bem o seu papel de cuidador. 
Tenho certeza que as pessoas que já fizeram parte nunca esqueceram do carinho e atenção recebidos. E isso... não tem preço.

Aproveitem!!

Beijos
Cris/Tina
♥ 

Um comentário:

Regina disse...

Muito boa essa idéia!! ADOREI! Bjs