Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Ciclo do Natal

.
O Ciclo do Natal é uma das temporadas do ano liturgico na maioria das igrejas cristãs. Normalmente é definido (com leves variações) como o período compreendido entre o dia de Natal até a noite de 5 de janeiro .

O ciclo anual do NATAL começa pelo Tempo do advento, tempo de preparação dos caminhos do Reino; culmina na noite de natal e se desdobra por uma oitava de alegria pela vinda histórica do Messias e sua repercussão pelos séculos afora, através das celebrações-memoriais; e termina nas Festas da epifania e do batismo do Senhor, momentos privilegiados de sua manifestação. É, com certeza, um tempo forte de cultivo e fortalecimento da fé e da vida cristã.

Advento

Preparação para o Natal e espera da segunda vinda do Senhor. O Natal não surge de improviso. É precedido pelo tempo do Advento, termo que significa vinda, visita, aparição, presença. Com muita seriedade, os cristãos, desde os primeiros séculos, vivem esse período como um tempo de preparação, de vigília para o encontro com o Senhor que virá. Oração, ascese, jejum, foram e são as marcas do Advento. A cor do Advento é o roxo. As leituras da Escritura de cada um dos 4 domingos nos preparam para a chegada da luz plena, o Salvador. Nem por isso deixa de ser um Tempo de Alegria. Jesus, deus que salva, Deus conosco, é o Senhor do Cosmo e do Tempo. É o meu e nosso Senhor.

O Natal e o Tempo Litúrgico


Ciclicamente, o Natal do Senhor não comemora um aniversário do passado, mas é o tempo forte em que os cristãos gritam: MARANATHÁ, VEM SENHOR JESUS! Cada ano, os cristãos aguardam a segunda vinda do Senhor na Glória. Ele, que veio uma vez na carne, agora é esperado, de fato, como o Senhor do tempo e Cosmo, de tudo.






A Oitava de Natal



De 25 de dezembro a 1.º de janeiro refaz-se um tempo de oito dias, isto é, os 7 dias da criação perfeita, mais o 1.º dia da Nova Criação que tem por cabeça o Novo Adão, Jesus Cristo. Todos esses oito dias são considerados um só dia de festa: é o Natal



6 de janeiro - Epifania do Senhor ou Dia de Reis



Ainda não se fechou o ciclo no Natal. Alcança novo ponto culminante na liturgia do dia 06 de janeiro. A festa desse dia ocupa, na Igreja Oriental, o lugar que o Natal ocupa entre nós. Trata-se da celebração de uma grande idéia: A Manifestação ou "Epifania do Senhor".

Epifania, em grego, significa manifestação. Jesus se manifesta e revela aos reis magos, vindo do Oriente para vê-Lo e adorá-Lo, oferecendo-Lhe ouro, incenso e mirra. Jesus quer ser conhecido e amado por todos os habitantes da terra.
Cumpriu-se o tempo; a todos os povos Deus se manifesta num menino frágil. Os reis magos vieram até Belém adorá-lo. Três são os reis: Gaspar, Baltazar e Melquior, pois três eram as raças conhecidas de então: a branca, a negra e a asiática. É todo o universo que reconhece o Deus Menino como o Senhor, "Sol nascente que nos veio visitar".


As ofertas dos reis


• Ouro: é o metal nobre, do poder e, também, o metal da divindade, o mais precioso, aquele que reluz. Jesus é Rei.
• Incenso: é o perfume dos deuses, do louvor, da ação de graças, do alto, da oração que sobe. Jesus é Deus.
• Mirra: é a planta de unção dos mortos que indica a ressurreição do Cristo. Jesus é o Senhor.


Na Oitava de Natal, ainda é tempo de desejar um Feliz Natal a todos os amigos leitores do nosso BLOG.
.

Nenhum comentário: