Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A Sagrada Família

Nesta sexta-feira, comemoramos a solenidade da Sagrada Família, e é desejo da Igreja que a família de Jesus, Maria e José, imagem modelo de toda família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida. E que Maria, Mãe do amor formoso, e José, Guarda do Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante proteção.

Diante da dura realidade e o exemplo da Família de Nazaré, nós somos chamados a dar respostas concretas para a nossa sociedade. A Sagrada Família de Nazaré revela a todos o sentido real e verdadeiro de seus valores, a fim de que todas as famílias, de modo amplo, possam perceber a necessidade de buscar, ao longo da vida, a intensidade profunda de uma vida santa no contexto da composição familiar e da educação dos filhos, fazendo valer a própria indissolubilidade do Sacramento do Matrimônio.

Em síntese, a Família Sagrada de Nazaré é o grande modelo de amor, obediência, harmonia e virtude que deve ser seguido por todos os componentes de todas as famílias que povoam o mundo criado por Deus. “A família é a célula da sociedade” e, justamente por isso, a mesma precisa estar bem alicerçada nos valores que dão sentido à família como comunidade de vida no amor dado pelo próprio Deus.

† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário: