Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 11 de março de 2010

Como acabar com as olheiras


 
 


Tratamentos e receitas caseiras que acabam com as olheiras 
Carolina Ferolla, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista

Elas denunciam o estresse, uma noite mal dormida e até ressaca. As olheiras também podem ser sinal de má circulação na região dos olhos, da pele muito clara, de excesso de sol, tabagismo e sal; e até mesmo descendência árabe.

Melhor que escondê-las com uma maquiagem bem-feita, é amenizá-las e, quem sabe, eliminá-las. "Saber a causa da olheira é determinante para encontrar a solução", diz a dermatologista Carolina Ferolla, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista.

Há cosméticos com várias fórmulas e funções para tratar essa região dos olhos. Se o problema for deficiência circulatória, é preciso investir nos produtos à base de cafeína, gincobiloba e nodema (ativo com fortes propriedades descongestionantes).

Se o objetivo for clarear as manchas causadas por excesso de melanina, procure na fórmula do creme os agentes clareadores, como o arbutim e vitamina C. "Caso a olheira seja consequente de alguma doença crônica, como rinite, que pode alterar a circulação da área, é preciso curá-la", alerta Carolina.

A dermatologista lembra que esses produtos só fazem efeito após três meses de uso disciplinado e podem perder a função com o tempo de uso, por isso, "é importante levar um estilo de vida saudável".

O segredo estaria na aplicação dos cremes. "A pele é mais sensível na região dos olhos. Se lavamos ou passamos hidratantes de maneira agressiva, a olheira se agrava, pois a melanina vai surgir como defesa da pele que foi agredida", alerta a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira.

Há também tratamentos a laser, entre eles o de luz pulsada. Ele é indicado para três casos: por pigmentação em decorrência de fatores raciais, por manchas de sol; e circulatório. O resultado aparece após três sessões. Cada uma custa, em média, R$ 500, e devem ser feitas anualmente. Se as olheiras estiverem bem fundas, a dermatologista indica o preenchimento com ácido hialurônico, que custa cerca de R$ 1.400, e o efeito dura, em média, um ano.

Receitas caseiras
Na luta contra as olheiras, quem nunca experimentou rodelas de pepinos? As receitas caseiras também funcionam. No caso do pepino, segundo Carolina, o segredo é a temperatura. "A água que fica na porta da geladeira é a ideal para descansar a área dos olhos", ensina a dermatologista.

Outros ingredientes podem combater inchaços e dar um aspecto mais claro às olheiras. "Eficazes e sem contraindicação são aqueles com propriedades calmantes e descongestionantes, como a camomila, e também hidratantes, como o mel", conta Roseli.

Compressas de chá
Misture 1 colher de sopa de mel, 1/2 xícara (café) de água e 1 tirinha de gelatina em folha. Deixe agir por 15 minutos na área dos olhos e lave com água gelada. Também vale aplicar compressas de chá de camomila sobre os olhos. 

Fonte: http://www.abril.com.br

Um comentário:

Gracia Caffé disse...

Por causa das noites mal dormidas. vou ter que usar um destes artificios urgentemente.