Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quarta-feira, 10 de março de 2010

Gravatas... como usá-las?

Nenhum outro produto quanto as gravatas tem um poder altamente simbólico, que pode mudar o modo como as pessoas olham para você.

A gravata deve ser usada com as duas pontas na altura do furo do cinto.Quando você estiver de pé e relaxado (na postura em que você caminha), a ponta da gravata deve tocar, ou no máximo cobrir, a fivela do seu cinto. Abaixo ou acima disso você vai chamar a atenção de forma negativa.

Nunca use por dentro da calça ou sobre a barriga.
Prendedores são elegantes, mas use-os no ponto correto - 20 cm acima da ponta da gravata, prendendo-a à camisa. E evite usá-los em ocasiões formais.


Gravatas com fantasias ou listras devem ser usadas, preferencialmente, com camisas lisas. Já as lisas podem ser usadas com camisas com qualquer tipo de desenho no tecido. A liberdade no uso de roupas hoje em dia permite até mesmo gravatas listradas sobre camisa xadrez, desde que empregado o bom senso na escolha das cores, e de preferência com um elemento clássico, como um paletó liso.

Regrinha:
Para usar gravata listrada sobre camisa listrada você deve escolher qual delas terá estampa mais larga e chamativa, enquanto a outra deve ser o mais discreta possível.
O mesmo vale para combinações com xadrez ou em ternos com riscas mais grossas.

Mais algumas regrinhas que podem ajudar:
Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.

Quais são as melhores gravatas?
Existem ótimas gravatas de fibras sintéticas, mas as melhores são as de seda, especialmente as italianas. São famosas por sua qualidade as gravatas da região italiana do lago de Cômo, onde ficam os melhores artesãos do mundo nessa especialidade.
Uma gravata de seda jacquard de Cômo é garantida como uma das melhores no mundo.

Dica
Gravatas só devem ser penduradas sem o nó.
Para aumentar a vida de suas gravatas guarde-as sempre lisas (sem nó).

Existem vários tipos de nó de gravata. Os mais bonitos, tradicionais e simples de fazer são o nó simples e o nó simples duplo. O nó inglês é dotado de um charme especial, mas requer um pouco mais de habilidade para fazer.

fontes: sogravatas e Dr Gravata

Veja abaixo fotos de como fazer nó simples e nó duplo em gravata:
                                             
   Nó Simples


Nó duplo

Um comentário:

Cristina disse...

Gracia
Ótima reportagem sobre o uso de gravatas (e até como fazer os nós).
Acho que é uma peça importantíssima para o vestiário masculino e sua combinação com a camisa e o terno faz toda diferença. É algo que reparo muito!! kkk
Beijos